15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre Valores Humanos

1. Jogo dos Valores

Uma atividade interativa onde os alunos formam grupos e recebem cartões com diferentes valores humanos, como respeito, empatia e solidariedade. Cada grupo deve discutir e apresentar uma situação em que o valor escolhido é importante. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF12CG01, que aborda a importância dos valores nas relações sociais.

2. Mural dos Valores

Os alunos criam um mural colaborativo na sala de aula, onde cada um pode colar imagens, palavras ou frases que representem valores humanos. Essa atividade estimula a criatividade e a reflexão sobre o tema, atendendo à habilidade BNCC EF12EF01, que incentiva a expressão artística e a valorização da diversidade.

3. Contação de Histórias

Os professores podem contar histórias que abordem valores humanos, como a fábula da lebre e da tartaruga, e em seguida promover uma discussão sobre as lições aprendidas. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP01, que enfatiza a interpretação de textos e a reflexão crítica sobre suas mensagens.

4. Debate sobre Valores

Organizar um debate em sala de aula sobre a importância de valores como honestidade e respeito. Os alunos podem se dividir em grupos e defender diferentes pontos de vista, desenvolvendo habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, conforme a habilidade BNCC EF12LP03.

5. Cartas para o Futuro

Nesta atividade, os alunos escrevem cartas para si mesmos, refletindo sobre os valores que desejam cultivar em suas vidas. As cartas podem ser guardadas e lidas em um ano, promovendo a autoavaliação e o crescimento pessoal, alinhando-se à habilidade BNCC EF12EF02, que trata da autoimagem e do autoconhecimento.

6. Teatro de Valores

Os alunos podem criar pequenas peças de teatro que retratem situações que envolvem dilemas éticos e valores humanos. Essa atividade estimula a empatia e a reflexão crítica, atendendo à habilidade BNCC EF15AR01, que incentiva a expressão e a apreciação das artes cênicas.

7. Roda de Conversa

Promover uma roda de conversa onde os alunos compartilham experiências relacionadas a valores humanos, como amizade e solidariedade. Essa atividade fortalece a comunicação e a escuta ativa, alinhando-se à habilidade BNCC EF12LP02, que aborda a interação e a troca de ideias.

8. Jogo da Empatia

Os alunos participam de um jogo onde devem se colocar no lugar do outro, discutindo como se sentiriam em diferentes situações. Essa atividade é fundamental para desenvolver a empatia e o respeito, conforme a habilidade BNCC EF12CG02, que trata da convivência e do respeito às diferenças.

9. Projeto de Voluntariado

Os alunos podem planejar e executar um projeto de voluntariado, como arrecadação de alimentos ou visitas a asilos. Essa atividade promove a prática de valores como solidariedade e responsabilidade social, alinhando-se à habilidade BNCC EF12CG03, que enfatiza a cidadania e o compromisso social.

10. Diário dos Valores

Cada aluno mantém um diário onde registra situações do dia a dia que envolvem valores humanos. Essa prática estimula a reflexão e a autoanálise, atendendo à habilidade BNCC EF12EF03, que incentiva a expressão pessoal e a valorização das experiências individuais.