15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre tecnologia da educação

1. Criação de Blogs Educacionais

Os alunos podem criar blogs sobre temas que estudam, utilizando plataformas como WordPress ou Blogger. Essa atividade estimula a escrita, a pesquisa e a expressão criativa. As habilidades da BNCC relacionadas incluem: EM13LGG301 (Produzir textos em diferentes gêneros) e EM13LGG302 (Utilizar recursos digitais para a produção de textos).

2. Programação de Jogos Educativos

Utilizando ferramentas como Scratch, os alunos podem desenvolver jogos que ensinam conteúdos de diversas disciplinas. Essa atividade promove o raciocínio lógico e a criatividade, além de abordar a habilidade EM13ETT01 (Compreender e utilizar conceitos de programação).

3. Produção de Vídeos Educativos

Os estudantes podem criar vídeos explicativos sobre temas estudados, utilizando aplicativos como o Canva ou o Adobe Spark. Essa atividade estimula a comunicação e a colaboração, alinhando-se à habilidade EM13LGG304 (Produzir e editar vídeos para diferentes públicos).

4. Simulações de Realidade Aumentada

Com o uso de aplicativos de realidade aumentada, os alunos podem explorar conteúdos de forma interativa. Por exemplo, ao estudar biologia, podem visualizar o corpo humano em 3D. Essa atividade está relacionada à habilidade EM13ETT02 (Utilizar tecnologias digitais para explorar e representar fenômenos).

5. Pesquisa e Apresentação de Dados

Os alunos podem realizar pesquisas sobre um tema específico e apresentar os dados coletados em gráficos e tabelas, utilizando ferramentas como o Google Sheets. Essa atividade promove a interpretação de dados e está alinhada à habilidade EM13MAT302 (Interpretar e representar dados em gráficos).

6. Criação de Podcasts Educacionais

Os estudantes podem produzir podcasts sobre temas de interesse, desenvolvendo habilidades de fala e escuta. Essa atividade se relaciona com a habilidade EM13LGG305 (Produzir e editar áudios para diferentes formatos).

7. Desenvolvimento de Aplicativos Simples

Utilizando plataformas como o App Inventor, os alunos podem criar aplicativos que resolvem problemas do cotidiano. Essa atividade estimula a criatividade e o pensamento crítico, alinhando-se à habilidade EM13ETT03 (Desenvolver soluções tecnológicas para problemas reais).

8. Criação de Infográficos

Os alunos podem criar infográficos para resumir informações sobre um tema estudado, utilizando ferramentas como o Piktochart. Essa atividade promove a síntese de informações e está relacionada à habilidade EM13LGG303 (Produzir textos visuais).

9. Jogos de Tabuleiro Digitais

Os estudantes podem criar jogos de tabuleiro digitais que abordem conteúdos curriculares, utilizando plataformas como o Genially. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade EM13ETT04 (Criar e jogar jogos digitais educativos).

10. Experimentos Científicos Virtuais

Utilizando simuladores online, os alunos podem realizar experimentos científicos de forma virtual, explorando conceitos de física e química. Essa atividade está relacionada à habilidade EM13CN01 (Realizar investigações científicas).