15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre tangram para educação infantil

1. Montagem de Formas com Tangram

Os alunos podem ser divididos em grupos e receber um conjunto de peças de tangram. A atividade consiste em montar diferentes formas, como animais ou objetos, utilizando todas as peças. Essa atividade desenvolve a habilidade de matemática e geometria, promovendo a percepção espacial e a criatividade. Habilidade BNCC: EF01MA12.

2. Criação de Histórias com Tangram

Os alunos podem criar histórias utilizando as figuras formadas pelo tangram. Após montarem as formas, cada grupo deve apresentar sua história para a turma. Essa atividade estimula a linguagem oral e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP01.

3. Jogo de Memória com Tangram

Crie um jogo de memória utilizando as peças do tangram. Os alunos devem encontrar os pares de figuras que se encaixam. Essa atividade ajuda a desenvolver a memória e a atenção. Habilidade BNCC: EF02MA13.

4. Desenho Livre com Tangram

Após trabalhar com as peças, os alunos podem desenhar suas próprias criações inspiradas no tangram. Essa atividade promove a expressão artística e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF02AR01.

5. Tangram e Matemática

Utilize o tangram para ensinar conceitos matemáticos, como frações e simetria. Os alunos podem explorar como as peças se relacionam entre si e como podem ser divididas. Habilidade BNCC: EF01MA11.

6. Competição de Montagem

Realize uma competição onde os alunos devem montar uma figura em um tempo determinado. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a agilidade mental. Habilidade BNCC: EF02MA14.

7. Tangram e Cores

Os alunos podem explorar as cores das peças de tangram, criando figuras que seguem um padrão de cores específico. Essa atividade desenvolve a percepção visual e a classificação. Habilidade BNCC: EF02MA15.

8. Contação de Histórias com Tangram

Utilize o tangram como suporte para contar histórias. As figuras podem ser usadas para ilustrar a narrativa, ajudando os alunos a compreenderem melhor o enredo. Habilidade BNCC: EF15LP02.

9. Criação de Jogos com Tangram

Os alunos podem criar seus próprios jogos utilizando as peças de tangram. Essa atividade estimula a criatividade e o pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF02MA16.

10. Tangram e Movimento

Proponha uma atividade onde os alunos devem formar as figuras do tangram com seus próprios corpos. Essa atividade promove a coordenação motora e a interação social. Habilidade BNCC: EF02EF01.

11. Criação de Puzzles com Tangram

Os alunos podem criar puzzles utilizando as peças do tangram, onde devem montar a figura correta. Essa atividade desenvolve o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF01MA10.

12. Tangram e Música

Os alunos podem criar uma coreografia inspirada nas formas do tangram. Essa atividade une arte e movimento, estimulando a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF02AR02.

13. Exploração de Formas Geométricas

Utilize o tangram para explorar diferentes formas geométricas e suas propriedades. Os alunos podem identificar e classificar as formas, promovendo o aprendizado em geometria. Habilidade BNCC: EF01MA09.

14. Atividade de Classificação

Os alunos podem classificar as peças do tangram de acordo com diferentes critérios, como tamanho, forma ou cor. Essa atividade desenvolve habilidades de organização e classificação. Habilidade BNCC: EF02MA12.

15. Criação de Cartazes com Tangram

Os alunos podem criar cartazes utilizando as figuras do tangram para ilustrar temas diversos, como meio ambiente ou animais. Essa atividade estimula a criatividade e a comunicação visual. Habilidade BNCC: EF02AR03.