15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre tangram

1. Montagem de Figuras com Tangram

Os alunos podem trabalhar em grupos para montar figuras utilizando as peças do tangram. Essa atividade estimula a criatividade e o raciocínio lógico, além de promover a colaboração entre os estudantes. Habilidade BNCC: (EF15MA01) – Resolver e elaborar problemas que envolvam as operações de adição e subtração.

2. Criação de Histórias com Tangram

Nesta atividade, os alunos devem criar uma história que envolva as figuras formadas com o tangram. Eles podem desenhar as figuras e escrever a narrativa, desenvolvendo habilidades de escrita e interpretação. Habilidade BNCC: (EF15LP01) – Produzir textos de diferentes gêneros, respeitando as características de cada um.

3. Jogo de Adivinhação com Tangram

Os alunos podem participar de um jogo de adivinhação onde um estudante monta uma figura com as peças do tangram e os demais tentam adivinhar qual é a figura. Essa atividade promove o pensamento crítico e a comunicação. Habilidade BNCC: (EF15MA02) – Identificar e utilizar estratégias de resolução de problemas.

4. Desafio do Tempo com Tangram

Proponha um desafio onde os alunos devem montar figuras em um tempo determinado. Essa atividade ajuda a desenvolver a agilidade mental e a capacidade de trabalhar sob pressão. Habilidade BNCC: (EF15MA03) – Utilizar diferentes estratégias para resolver problemas.

5. Tangram e Geometria

Utilize o tangram para ensinar conceitos de geometria, como formas, ângulos e simetria. Os alunos podem explorar as propriedades das figuras enquanto manipulam as peças. Habilidade BNCC: (EF15MA04) – Identificar e classificar figuras geométricas planas e espaciais.

6. Criação de Padrões com Tangram

Os alunos podem criar padrões utilizando as peças do tangram, explorando a repetição e a simetria. Essa atividade é excelente para desenvolver o raciocínio lógico e a percepção visual. Habilidade BNCC: (EF15MA05) – Reconhecer e criar padrões em diferentes contextos.

7. Tangram e Matemática

Proponha atividades matemáticas utilizando o tangram, como calcular a área das figuras formadas. Os alunos podem trabalhar em grupos para discutir e apresentar suas soluções. Habilidade BNCC: (EF15MA06) – Calcular a área de figuras planas utilizando diferentes estratégias.

8. Tangram e Arte

Os alunos podem criar obras de arte utilizando as peças do tangram, explorando cores e formas. Essa atividade integra arte e matemática, estimulando a criatividade. Habilidade BNCC: (EF15AR01) – Produzir obras de arte utilizando diferentes técnicas e materiais.

9. Contação de Histórias com Tangram

Os alunos podem utilizar as figuras do tangram para contar histórias em sala de aula. Essa atividade estimula a oralidade e a criatividade, além de promover a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: (EF15LP02) – Participar de situações de comunicação oral, respeitando as normas de interação.

10. Tangram e Resolução de Problemas

Crie situações-problema que os alunos devem resolver utilizando as peças do tangram. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a capacidade de argumentação. Habilidade BNCC: (EF15MA07) – Resolver problemas que envolvam situações do cotidiano.