15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre tamanho educação infantil

1. Medindo com os Dedos

Uma atividade simples e divertida que envolve as crianças medindo objetos da sala de aula usando seus próprios dedos. Os alunos podem escolher diferentes objetos e registrar o comprimento em “dedos”. Essa atividade ajuda a desenvolver a noção de medida e a comparação de tamanhos. Habilidade BNCC: (EF02MA05) – Medir e comparar diferentes objetos utilizando unidades não convencionais.

2. O Jogo das Sombras

Utilizando lanternas e figuras recortadas, os alunos podem explorar o conceito de tamanho através das sombras projetadas. Eles podem criar diferentes figuras e observar como o tamanho da sombra muda com a distância da fonte de luz. Habilidade BNCC: (EF02MA06) – Explorar e identificar as relações entre as dimensões de objetos e suas sombras.

3. A Corrida dos Tamanhos

Organize uma corrida onde as crianças devem correr para pegar objetos de diferentes tamanhos. Após a corrida, elas devem classificar os objetos do menor para o maior. Essa atividade promove a noção de tamanho e comparação. Habilidade BNCC: (EF02MA07) – Comparar e classificar objetos de acordo com suas dimensões.

4. Desenhando com Medidas

As crianças podem desenhar figuras utilizando medidas específicas, como 5 cm de largura e 10 cm de altura. Isso ajuda a desenvolver a habilidade de seguir instruções e entender proporções. Habilidade BNCC: (EF02MA08) – Representar e descrever objetos utilizando medidas.

5. A Caixa de Tamanhos

Crie uma caixa com objetos de diferentes tamanhos e texturas. As crianças devem explorar os objetos, classificá-los e discutir suas características. Essa atividade estimula a observação e a linguagem. Habilidade BNCC: (EF02MA09) – Identificar e classificar objetos de acordo com suas características.

6. Histórias de Tamanhos

Peça para as crianças criarem uma história onde os personagens são objetos de tamanhos diferentes. Elas podem desenhar os personagens e apresentar a história para a turma, promovendo a criatividade e a linguagem. Habilidade BNCC: (EF02LP01) – Produzir e apresentar narrativas orais e escritas.

7. A Roda dos Tamanhos

Monte uma roda com diferentes tamanhos de círculos. As crianças devem girar a roda e desenhar um objeto que corresponda ao tamanho indicado. Essa atividade ajuda a reforçar a noção de tamanho de forma lúdica. Habilidade BNCC: (EF02MA10) – Reconhecer e representar diferentes tamanhos em desenhos.

8. A Feira dos Tamanhos

Organize uma feira onde as crianças podem “vender” objetos de diferentes tamanhos. Elas devem descrever os objetos e seus tamanhos para os colegas, desenvolvendo habilidades de comunicação e comparação. Habilidade BNCC: (EF02MA11) – Descrever e comparar objetos em situações de interação social.

9. Construindo com Blocos

Utilize blocos de diferentes tamanhos para que as crianças construam torres. Elas devem contar quantos blocos usaram e discutir qual torre é a mais alta e qual é a mais baixa. Habilidade BNCC: (EF02MA12) – Construir e comparar estruturas utilizando diferentes tamanhos de blocos.

10. O Mapa dos Tamanhos

As crianças podem criar um mapa da sala de aula, marcando os objetos de acordo com seu tamanho. Essa atividade estimula a percepção espacial e a comparação de tamanhos. Habilidade BNCC: (EF02MA13) – Representar e interpretar informações em mapas e gráficos.