15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre singular e plural

1. Jogo da Memória: Singular e Plural

Crie um jogo da memória utilizando cartões que contenham palavras no singular de um lado e suas respectivas formas no plural do outro. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a fixação do conteúdo. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que aborda a leitura e escrita de palavras em diferentes contextos.

2. Caça-Palavras: Singular e Plural

Desenvolva um caça-palavras com termos no singular e plural. Os alunos devem circular as palavras e, em seguida, escrever frases utilizando cada uma delas. Essa atividade estimula a identificação das formas gramaticais e está relacionada à habilidade EF15LP02, que envolve a produção de textos orais e escritos.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Pede-se aos alunos que criem histórias em quadrinhos utilizando personagens e objetos em singular e plural. Eles devem escrever diálogos que reflitam o uso correto das formas. Essa atividade atende à habilidade EF15LP03, que incentiva a produção de textos narrativos.

4. Mapa Conceitual: Singular e Plural

Os alunos devem elaborar um mapa conceitual que relacione palavras no singular e plural, agrupando-as por categorias. Essa atividade promove a organização do conhecimento e está alinhada à habilidade EF15LP04, que envolve a análise e síntese de informações.

5. Música e Rimas

Escolha uma música conhecida e peça aos alunos que identifiquem palavras no singular e plural. Em seguida, eles podem criar suas próprias rimas utilizando essas palavras. Essa atividade está conectada à habilidade EF15LP05, que aborda a apreciação e análise de diferentes gêneros textuais.

6. Atividade de Classificação

Forneça uma lista de palavras e peça aos alunos que classifiquem-nas em singular e plural. Eles podem criar tabelas ou gráficos para visualizar melhor as informações. Essa atividade atende à habilidade EF15LP06, que envolve a organização e representação de dados.

7. Jogo de Perguntas e Respostas

Organize um jogo de perguntas e respostas onde os alunos devem formular questões utilizando palavras no singular e plural. Isso estimula a prática oral e está alinhado à habilidade EF15LP07, que envolve a interação em situações comunicativas.

8. Produção de Cartazes

Os alunos devem criar cartazes que apresentem palavras no singular e plural, ilustrando cada uma delas. Essa atividade estimula a criatividade e está relacionada à habilidade EF15LP08, que envolve a produção de textos informativos.

9. Leitura e Análise de Textos

Selecione um texto que contenha diversas palavras no singular e plural. Após a leitura, os alunos devem identificar e discutir as formas encontradas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP09, que envolve a interpretação de textos.

10. Criação de Jogos Digitais

Utilize plataformas digitais para que os alunos criem jogos interativos que envolvam a identificação de palavras no singular e plural. Essa atividade promove o uso de tecnologia e está conectada à habilidade EF15LP10, que envolve a utilização de recursos digitais para a aprendizagem.