15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre São João

1. Criação de Bandeirinhas Juninas

Os alunos podem criar bandeirinhas de papel colorido para decorar a sala de aula. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora, além de ensinar sobre a importância das bandeirinhas nas festas juninas. Habilidade BNCC: Arte – EF15AR01.

2. Pesquisa sobre a História do São João

Os estudantes podem realizar uma pesquisa sobre a origem e as tradições da festa de São João. Essa atividade pode ser feita em grupos, promovendo o trabalho colaborativo e a pesquisa. Habilidade BNCC: História – EF15HI01.

3. Contação de Histórias Juninas

Promova uma sessão de contação de histórias que envolvam personagens típicos das festas juninas, como o Saci, a Cuca e outros. Essa atividade desenvolve a oralidade e a imaginação dos alunos. Habilidade BNCC: Linguagem – EF15LP01.

4. Oficina de Culinária Típica

Realizar uma oficina de culinária onde os alunos possam preparar pratos típicos das festas juninas, como canjica e pamonha. Essa atividade ensina sobre a cultura alimentar e a importância da culinária regional. Habilidade BNCC: Ciências – EF15CI01.

5. Danças Típicas

Ensinar os alunos a dançar quadrilha, uma das danças mais tradicionais das festas juninas. Essa atividade promove a socialização e o aprendizado de ritmos e passos típicos. Habilidade BNCC: Educação Física – EF15EF01.

6. Criação de um Jogo de Perguntas sobre São João

Os alunos podem criar um jogo de perguntas e respostas sobre curiosidades da festa de São João. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: Matemática – EF15MA01.

7. Produção de Cartazes Informativos

Os estudantes podem produzir cartazes informativos sobre as tradições e símbolos do São João, como fogueiras e balões. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa e apresentação. Habilidade BNCC: Arte – EF15AR02.

8. Criação de Poemas e Cordéis

Incentive os alunos a escrever poemas ou cordéis sobre a festa de São João. Essa atividade estimula a criatividade e o uso da linguagem poética. Habilidade BNCC: Linguagem – EF15LP02.

9. Montagem de um Varal de Histórias

Os alunos podem criar um varal onde penduram histórias ou desenhos relacionados ao São João. Essa atividade promove a expressão artística e a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: Arte – EF15AR03.

10. Apresentação de Teatro sobre a Festa

Organizar uma apresentação teatral onde os alunos encenam uma história típica das festas juninas. Essa atividade desenvolve a expressão corporal e a criatividade. Habilidade BNCC: Arte – EF15AR04.