15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre rochas e minerais 6º ano

1. Criação de um Mapa de Rochas e Minerais

Nesta atividade, os alunos devem criar um mapa que represente diferentes tipos de rochas e minerais encontrados em sua região. Eles podem utilizar materiais como papel, canetas coloridas e imagens impressas. O objetivo é que os alunos identifiquem e classifiquem as rochas e minerais, relacionando-os com suas características físicas e químicas. Habilidade BNCC: EF05CI03.

2. Experiência de Identificação de Minerais

Os alunos devem coletar amostras de diferentes minerais e realizar testes simples, como o teste de dureza e o teste de cor. Essa atividade prática permite que os alunos aprendam a identificar minerais com base em suas propriedades. Habilidade BNCC: EF05CI04.

3. Estudo de Caso: Rochas Ígneas, Sedimentares e Metamórficas

Os alunos devem pesquisar e apresentar um estudo de caso sobre as três principais categorias de rochas: ígneas, sedimentares e metamórficas. Eles podem usar recursos visuais, como slides ou cartazes, para ilustrar suas descobertas. Habilidade BNCC: EF05CI05.

4. Jogo de Memória com Rochas e Minerais

Crie um jogo de memória utilizando cartões que contenham imagens e informações sobre diferentes rochas e minerais. Os alunos devem combinar os pares corretos, aprendendo sobre as características de cada um durante o jogo. Habilidade BNCC: EF05CI06.

5. Visita a um Museu de Ciências Naturais

Organize uma visita a um museu de ciências naturais onde os alunos possam observar exposições sobre rochas e minerais. Após a visita, eles devem escrever um relatório sobre o que aprenderam e como isso se relaciona com o conteúdo estudado em sala de aula. Habilidade BNCC: EF05CI07.

6. Criação de um Diário de Campo

Os alunos devem manter um diário de campo onde registram observações sobre rochas e minerais que encontram em passeios ou em suas casas. Eles podem incluir desenhos, descrições e até fotos, promovendo a observação e a reflexão. Habilidade BNCC: EF05CI08.

7. Debate sobre a Importância dos Minerais

Promova um debate em sala de aula sobre a importância dos minerais na sociedade moderna, abordando temas como a extração, uso e impacto ambiental. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos para defender suas opiniões. Habilidade BNCC: EF05CI09.

8. Experimento de Formação de Rochas

Realize um experimento em que os alunos simulem a formação de rochas sedimentares utilizando areia, água e pressão. Essa atividade prática ajuda a entender o processo geológico de formação das rochas. Habilidade BNCC: EF05CI10.

9. Criação de um Quadro de Classificação de Rochas

Os alunos devem criar um quadro que classifique diferentes tipos de rochas e minerais, incluindo suas características e exemplos. Essa atividade estimula a pesquisa e a organização de informações. Habilidade BNCC: EF05CI11.

10. Projeto de Pesquisa sobre Rochas e Minerais Locais

Os alunos devem realizar um projeto de pesquisa sobre as rochas e minerais que podem ser encontrados em sua localidade. Eles devem apresentar suas descobertas em uma feira de ciências, utilizando recursos visuais e orais. Habilidade BNCC: EF05CI12.