15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre regras de convivência educação infantil

1. Jogo das Emoções

Uma atividade que envolve o uso de cartões com diferentes expressões faciais. As crianças devem identificar a emoção e discutir como se sentiriam em situações que geram essas emoções. Essa atividade ajuda a desenvolver a empatia e a compreensão das emoções dos outros. Habilidade BNCC: EI01CG01.

2. A Roda da Convivência

Os alunos se sentam em círculo e cada um deve compartilhar uma regra de convivência que considera importante. Após a rodada, o professor pode anotar as regras e criar um mural. Essa atividade promove a escuta ativa e o respeito pelas opiniões dos colegas. Habilidade BNCC: EI01CG02.

3. Teatro de Fantoches

As crianças criam fantoches e encenam situações do dia a dia que envolvem regras de convivência, como compartilhar brinquedos ou pedir desculpas. Essa atividade estimula a criatividade e a resolução de conflitos. Habilidade BNCC: EI01CG03.

4. O Livro das Regras

Os alunos podem criar um livro ilustrado com as regras de convivência que aprenderam. Cada criança pode desenhar uma regra e escrever uma breve explicação. Essa atividade incentiva a escrita e a reflexão sobre o comportamento. Habilidade BNCC: EI01LP01.

5. Dinâmica do Espelho

As crianças se dividem em duplas e uma delas deve imitar os gestos e expressões da outra. Após a atividade, os alunos discutem como se sentiram sendo imitados e imitando. Essa dinâmica ajuda a desenvolver a empatia e a percepção do outro. Habilidade BNCC: EI01CG04.

6. Caça ao Tesouro das Regras

Organize uma caça ao tesouro onde as pistas são relacionadas a regras de convivência. As crianças devem trabalhar em equipe para encontrar as pistas e resolver enigmas. Essa atividade promove a colaboração e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EI01CG05.

7. Mural da Amizade

Crie um mural onde as crianças podem colar fotos e desenhos que representem a amizade e o respeito. Elas podem escrever mensagens positivas sobre seus colegas. Essa atividade reforça a importância da convivência harmoniosa. Habilidade BNCC: EI01CG06.

8. Jogo do Sim e do Não

As crianças jogam um jogo onde devem responder “sim” ou “não” a situações que envolvem regras de convivência. Por exemplo, “É certo empurrar um amigo?” Essa atividade estimula o pensamento crítico e a tomada de decisões. Habilidade BNCC: EI01CG07.

9. Contação de Histórias

Os alunos podem ouvir histórias que abordam temas de convivência e discutir as lições aprendidas. Após a contação, eles podem criar suas próprias histórias. Essa atividade estimula a imaginação e a reflexão sobre comportamentos. Habilidade BNCC: EI01LP02.

10. A Caixa das Ideias

Crie uma caixa onde as crianças podem depositar sugestões de regras de convivência. Periodicamente, o professor pode ler as sugestões e discutir com a turma. Essa atividade incentiva a participação e a responsabilidade coletiva. Habilidade BNCC: EI01CG08.

11. Desenho Coletivo

As crianças trabalham juntas em um grande papel, desenhando uma cena que representa a convivência harmoniosa. Ao final, discutem o que cada um desenhou e como isso se relaciona com as regras de convivência. Habilidade BNCC: EI01AR01.

12. Música das Regras

Crie uma canção que inclua as regras de convivência. As crianças podem cantar e até dançar. Essa atividade torna o aprendizado divertido e memorável. Habilidade BNCC: EI01MU01.

13. Jogo da Memória

Desenvolva um jogo da memória com imagens que representam regras de convivência. As crianças devem encontrar os pares e discutir o significado de cada regra. Essa atividade ajuda na memorização e compreensão das regras. Habilidade BNCC: EI01CG09.

14. Debate Simples

Organize um pequeno debate onde as crianças podem expressar suas opiniões sobre a importância das regras de convivência. Essa atividade estimula a argumentação e o respeito pelas opiniões alheias. Habilidade BNCC: EI01CG10.

15. Atividade de Relaxamento

Finalize as atividades com um momento de relaxamento, onde as crianças podem praticar a respiração e a meditação. Discuta como essas práticas podem ajudar a manter a calma em situações de conflito. Habilidade BNCC: EI01CG11.