15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre regência verbal e nominal

1. Jogo de Cartas de Regência Verbal

Crie um jogo de cartas onde cada carta apresenta um verbo e seu respectivo complemento. Os alunos devem formar frases corretas utilizando as cartas, respeitando a regência verbal. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Produção de Texto com Regência Nominal

Peça aos alunos que escrevam um pequeno texto utilizando substantivos que exigem regência nominal. Após a produção, os alunos devem compartilhar seus textos em duplas, identificando as regências utilizadas. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Análise de Letras de Música

Escolha uma letra de música que contenha diversos exemplos de regência verbal e nominal. Os alunos devem analisar a letra, destacando os verbos e substantivos que exigem regência. Essa atividade pode ser complementada com uma discussão sobre o significado das letras. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos devem criar histórias em quadrinhos que incluam diálogos com verbos que exigem regência. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática do conteúdo estudado. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Jogo da Memória com Regência

Desenvolva um jogo da memória onde as cartas apresentam verbos e seus complementos. Os alunos devem encontrar os pares corretos, reforçando a aprendizagem da regência verbal de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Debate sobre Regência Verbal

Organize um debate em sala de aula onde os alunos devem utilizar verbos que exigem regência em seus argumentos. Essa atividade promove a prática oral e a aplicação do conhecimento em contextos reais. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Atividade de Preenchimento de Lacunas

Crie um texto com lacunas que os alunos devem preencher com verbos ou substantivos que exigem regência. Essa atividade ajuda a fixar o conteúdo de forma prática e objetiva. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Análise de Frases em Textos Literários

Selecione trechos de obras literárias que contenham exemplos de regência verbal e nominal. Os alunos devem analisar as frases, identificando as regências e discutindo seu impacto no texto. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Criação de Vídeos Explicativos

Os alunos podem criar vídeos curtos explicando a regência verbal e nominal, utilizando exemplos práticos. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação oral. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Quiz Interativo sobre Regência

Desenvolva um quiz interativo online onde os alunos possam testar seus conhecimentos sobre regência verbal e nominal. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a competição saudável e o aprendizado. Habilidade BNCC: EF15LP10.