15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre reciclagem educação infantil

1. Criação de Lixeiras Coloridas

Uma atividade prática que envolve a confecção de lixeiras coloridas para a sala de aula. As crianças podem usar materiais recicláveis, como garrafas PET e caixas de papelão, para criar lixeiras que representem diferentes tipos de resíduos: papel, plástico, vidro e orgânico. Essa atividade promove a consciência sobre a separação do lixo e a importância da reciclagem. Habilidade BNCC: EI01ET06.

2. Jogo da Memória com Materiais Recicláveis

Os alunos podem criar um jogo da memória utilizando tampinhas de garrafa e papelão. Cada par de cartas deve representar um material reciclável e sua destinação correta. Essa atividade estimula a memória e ensina sobre a reciclagem de forma lúdica. Habilidade BNCC: EI01ET05.

3. Oficina de Reutilização de Materiais

Promover uma oficina onde as crianças possam trazer materiais recicláveis de casa, como latas, caixas e papel. Com a orientação do professor, elas poderão criar novos objetos, como brinquedos ou utensílios. Essa atividade incentiva a criatividade e a consciência ambiental. Habilidade BNCC: EI01ET07.

4. Contação de Histórias sobre Reciclagem

Utilizar livros infantis que abordem a temática da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente. Após a leitura, os alunos podem discutir o que aprenderam e como podem aplicar esses ensinamentos em suas vidas. Essa atividade desenvolve a linguagem e a reflexão crítica. Habilidade BNCC: EI01LP01.

5. Criação de Cartazes Educativos

As crianças podem criar cartazes que expliquem a importância da reciclagem e como separar o lixo corretamente. Esses cartazes podem ser expostos na escola, promovendo a conscientização entre os colegas. Habilidade BNCC: EI01ET08.

6. Experiência com Compostagem

Realizar uma atividade de compostagem na escola, onde os alunos aprendem a transformar restos de alimentos em adubo. Essa prática ensina sobre a redução de resíduos e a importância da reciclagem orgânica. Habilidade BNCC: EI01ET09.

7. Visita a uma Cooperativa de Reciclagem

Organizar uma visita a uma cooperativa de reciclagem local. Os alunos poderão ver de perto como os materiais recicláveis são processados e a importância do trabalho dos catadores. Essa atividade proporciona uma experiência prática e educativa. Habilidade BNCC: EI01ET10.

8. Criação de Brinquedos com Materiais Recicláveis

Os alunos podem criar brinquedos utilizando materiais recicláveis, como caixas, garrafas e papel. Essa atividade estimula a criatividade e o reaproveitamento de materiais, além de promover a diversão. Habilidade BNCC: EI01ET06.

9. Mapa do Lixo

Desenvolver um mapa do lixo da escola, onde as crianças podem identificar os locais de coleta seletiva e os tipos de resíduos gerados. Essa atividade ajuda a entender a gestão de resíduos e a importância da reciclagem. Habilidade BNCC: EI01ET07.

10. Música e Dança sobre Reciclagem

Criar uma música ou dança que fale sobre a reciclagem e a preservação do meio ambiente. As crianças podem apresentar essa atividade para os pais e colegas, promovendo a conscientização de forma divertida. Habilidade BNCC: EI01LP02.

11. Desafio da Reciclagem

Organizar um desafio em que as crianças devem coletar o maior número possível de materiais recicláveis em um determinado período. Ao final, discutir a importância da reciclagem e como cada um pode contribuir. Habilidade BNCC: EI01ET08.

12. Piquenique Sustentável

Realizar um piquenique onde todos os alimentos sejam trazidos em embalagens reutilizáveis. Durante o evento, discutir sobre a importância de evitar o uso de plásticos descartáveis e como isso impacta o meio ambiente. Habilidade BNCC: EI01ET09.

13. Criação de um Diário da Reciclagem

As crianças podem manter um diário onde registram suas ações em prol da reciclagem ao longo de uma semana. Essa atividade estimula a reflexão e o compromisso com práticas sustentáveis. Habilidade BNCC: EI01LP03.

14. Teatro de Fantoches sobre Reciclagem

Os alunos podem criar um teatro de fantoches que conte uma história sobre a reciclagem. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e trabalho em equipe, além de ensinar sobre a importância da reciclagem de forma lúdica. Habilidade BNCC: EI01LP04.

15. Experiência Sensorial com Materiais Recicláveis

Propor uma atividade sensorial onde as crianças possam tocar, cheirar e observar diferentes materiais recicláveis. Essa experiência ajuda a desenvolver a percepção e a curiosidade sobre os materiais que podem ser reciclados. Habilidade BNCC: EI01ET10.