15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre reações químicas

1. Experimento de Combustão

Os alunos podem realizar um experimento simples de combustão utilizando velas e diferentes materiais combustíveis, como papel, madeira e plástico. A atividade deve ser acompanhada de uma discussão sobre a reação química de combustão, onde os alunos identificarão os produtos formados e discutirão a importância da oxidação. Habilidade BNCC: 6.1.1.

2. Reação de Neutralização

Os estudantes podem realizar uma atividade prática de neutralização utilizando ácido e base, como vinagre e bicarbonato de sódio. Através dessa atividade, os alunos observarão a formação de gás carbônico e discutirão o conceito de pH. Habilidade BNCC: 6.1.2.

3. Criação de um Vulcão

Utilizando bicarbonato de sódio e vinagre, os alunos podem criar um vulcão em erupção. Essa atividade permite que os alunos vejam a reação efervescente e discutam as reações químicas envolvidas, além de explorar conceitos de pressão e gases. Habilidade BNCC: 6.1.3.

4. Reações de Oxidação e Redução

Os alunos podem investigar reações de oxidação e redução utilizando metais e soluções de sais. A atividade pode incluir a observação da corrosão de metais e a formação de óxidos, promovendo uma discussão sobre a importância dessas reações no cotidiano. Habilidade BNCC: 6.1.4.

5. Experimentos com Indicadores de pH

Os estudantes podem utilizar repolho roxo como indicador de pH em diversas soluções. A atividade envolve a observação das mudanças de cor e a discussão sobre a acidez e alcalinidade das substâncias testadas. Habilidade BNCC: 6.1.5.

6. Reação de Fermentação

Os alunos podem realizar um experimento de fermentação utilizando açúcar e fermento biológico, observando a produção de gás carbônico. A atividade pode ser complementada com a discussão sobre a importância da fermentação na produção de alimentos. Habilidade BNCC: 6.1.6.

7. Reações de Precipitação

Os estudantes podem realizar uma atividade de precipitação misturando soluções de cloreto de sódio e nitrato de prata. A formação de um precipitado permitirá que os alunos discutam o conceito de reações de dupla troca. Habilidade BNCC: 6.1.7.

8. Estudo da Fotossíntese

Os alunos podem investigar a fotossíntese através de uma atividade prática com plantas aquáticas, observando a produção de oxigênio em presença de luz. A atividade promove a discussão sobre a importância das reações químicas para a vida. Habilidade BNCC: 6.1.8.

9. Reação de Saponificação

Os estudantes podem aprender sobre a saponificação realizando uma atividade de fabricação de sabão caseiro. A atividade permite que os alunos compreendam a reação entre ácidos graxos e bases, além de discutir a química dos produtos de limpeza. Habilidade BNCC: 6.1.9.

10. Estudo das Reações Endotérmicas e Exotérmicas

Os alunos podem realizar experimentos que demonstrem reações endotérmicas e exotérmicas, como a dissolução de sal em água e a reação de ácido com bicarbonato. A atividade promove a discussão sobre a energia envolvida nas reações químicas. Habilidade BNCC: 6.1.10.

11. Reações Químicas em Alimentos

Os estudantes podem investigar reações químicas em alimentos, como a caramelização do açúcar. A atividade pode incluir a preparação de doces e a discussão sobre as transformações químicas que ocorrem durante o processo. Habilidade BNCC: 6.1.11.

12. Análise de Poluentes

Os alunos podem realizar uma atividade de análise de poluentes em amostras de água, utilizando testes químicos simples. A atividade promove a discussão sobre a química ambiental e a importância da preservação dos recursos hídricos. Habilidade BNCC: 6.1.12.

13. Reações Químicas em Cosméticos

Os estudantes podem explorar as reações químicas envolvidas na fabricação de cosméticos, como cremes e loções. A atividade pode incluir a análise dos ingredientes e a discussão sobre a química dos produtos de beleza. Habilidade BNCC: 6.1.13.

14. Eletroquímica

Os alunos podem realizar experimentos simples de eletroquímica, como a galvanoplastia, para observar a transferência de elétrons. A atividade promove a discussão sobre a aplicação da eletroquímica na indústria e na tecnologia. Habilidade BNCC: 6.1.14.

15. Reações Químicas e Sustentabilidade

Os estudantes podem investigar a relação entre reações químicas e sustentabilidade, explorando alternativas ecológicas para produtos químicos comuns. A atividade promove a discussão sobre a química verde e a importância de práticas sustentáveis. Habilidade BNCC: 6.1.15.