15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre propriedades do ar 6º ano

1. Experimento do Balão Inflável

Os alunos podem realizar um experimento simples utilizando balões para observar as propriedades do ar. Ao inflar um balão, eles perceberão que o ar ocupa espaço. Essa atividade pode ser acompanhada da habilidade BNCC CIENCIAS 6.1, que aborda a importância do ar na vida cotidiana.

2. Criação de um Barômetro Caseiro

Os estudantes podem construir um barômetro utilizando uma garrafa plástica, água e um canudo. Essa atividade permite que eles compreendam a pressão atmosférica e como o ar exerce força. A habilidade BNCC CIENCIAS 6.2 é explorada ao discutir a relação entre o ar e as mudanças climáticas.

3. Observação do Vento

Os alunos podem criar um anemômetro com copos plásticos e um palito. Essa atividade ajuda a medir a velocidade do vento e a entender a movimentação do ar. A habilidade BNCC CIENCIAS 6.3 é trabalhada ao relacionar o vento com fenômenos naturais.

4. Experiência com a Compressão do Ar

Utilizando uma seringa sem agulha, os alunos podem observar como o ar pode ser comprimido. Essa atividade demonstra a elasticidade do ar e pode ser relacionada à habilidade BNCC CIENCIAS 6.4, que discute as propriedades dos gases.

5. Criação de um Mapa do Vento

Os alunos podem mapear a direção do vento em diferentes momentos do dia. Essa atividade promove a observação e a coleta de dados, alinhando-se à habilidade BNCC CIENCIAS 6.5, que envolve a análise de fenômenos atmosféricos.

6. Experimento do Som através do Ar

Os estudantes podem explorar como o som se propaga pelo ar utilizando copos e cordas. Essa atividade ajuda a entender a transmissão de ondas sonoras e se relaciona com a habilidade BNCC CIENCIAS 6.6, que aborda a física do som.

7. Estudo sobre a Poluição do Ar

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre as fontes de poluição do ar em sua cidade. Essa atividade promove a conscientização ambiental e está alinhada à habilidade BNCC CIENCIAS 6.7, que discute a importância da preservação do meio ambiente.

8. Experiência com a Flutuação de Objetos

Utilizando diferentes objetos, os alunos podem investigar quais flutuam e quais afundam em um recipiente com água. Essa atividade permite discutir a densidade do ar e a habilidade BNCC CIENCIAS 6.8, que aborda a relação entre a densidade e a flutuação.

9. Criação de um Termômetro Caseiro

Os estudantes podem construir um termômetro utilizando água e um canudo. Essa atividade ajuda a entender a relação entre temperatura e pressão do ar, alinhando-se à habilidade BNCC CIENCIAS 6.9, que discute as propriedades térmicas dos gases.

10. Jogo de Perguntas sobre o Ar

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre as propriedades do ar. Essa atividade estimula o aprendizado colaborativo e está relacionada à habilidade BNCC CIENCIAS 6.10, que envolve a construção do conhecimento através da interação.