15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre propriedades da matéria

1. Experimento de Densidade com Líquidos

Os alunos podem realizar um experimento prático para entender a densidade dos líquidos. Para isso, utilize diferentes líquidos como água, óleo e mel. Os alunos devem observar como os líquidos se comportam ao serem misturados, identificando qual líquido é mais denso e qual é menos denso. Essa atividade está alinhada à habilidade EF09CI07, que aborda a comparação de propriedades físicas das substâncias.

2. Classificação de Materiais

Os alunos podem coletar diferentes materiais do ambiente escolar e classificá-los em sólidos, líquidos e gases. Essa atividade estimula a observação e a categorização, além de promover discussões sobre as propriedades de cada estado da matéria. A habilidade correspondente é EF09CI01, que trata da identificação das propriedades da matéria.

3. Observação de Mudanças de Estado

Realizar uma atividade onde os alunos observam a mudança de estado da água (sólido, líquido e gasoso) pode ser muito enriquecedor. Utilizando gelo, água e vapor, os alunos devem registrar suas observações e discutir as condições necessárias para cada mudança de estado. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF09CI05, que aborda as transformações da matéria.

4. Experimento com Misturas

Os alunos podem criar misturas homogêneas e heterogêneas utilizando materiais como areia, água, óleo e sal. Após a mistura, eles devem analisar e discutir as características de cada tipo de mistura, identificando se é possível separá-las e como isso pode ser feito. Essa atividade está alinhada à habilidade EF09CI06, que trata das propriedades das misturas.

5. Criação de um Cartaz sobre Propriedades da Matéria

Os alunos podem criar um cartaz informativo sobre as propriedades da matéria, incluindo densidade, solubilidade, ponto de fusão e ebulição. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de informações de forma visual. A habilidade correspondente é EF09CI08, que envolve a comunicação de conceitos científicos.

6. Análise de Materiais do Dia a Dia

Os alunos devem trazer objetos do cotidiano e analisar suas propriedades físicas, como cor, textura, dureza e densidade. Essa atividade promove a observação crítica e a aplicação do conhecimento em situações reais. A habilidade relacionada é EF09CI02, que aborda a análise de materiais e suas propriedades.

7. Experimento de Solubilidade

Os alunos podem testar a solubilidade de diferentes substâncias em água, como sal, açúcar e areia. Eles devem registrar suas observações e discutir os resultados, identificando quais substâncias se dissolvem e quais não se dissolvem. Essa atividade se relaciona à habilidade EF09CI04, que trata da solubilidade e suas implicações.

8. Estudo de Propriedades Térmicas

Os alunos podem realizar um experimento para observar como diferentes materiais reagem ao calor. Utilizando uma fonte de calor, eles devem analisar a condução térmica de metais e não-metais, discutindo as diferenças. Essa atividade está alinhada à habilidade EF09CI03, que aborda as propriedades térmicas dos materiais.

9. Criação de um Diário de Observações

Os alunos podem manter um diário de observações sobre as propriedades da matéria ao longo de uma semana, registrando mudanças que observam em diferentes materiais e substâncias. Essa atividade estimula a curiosidade e a observação contínua. A habilidade correspondente é EF09CI09, que envolve a prática de observação científica.

10. Jogo de Perguntas sobre Propriedades da Matéria

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre as propriedades da matéria, onde devem responder a questões relacionadas a densidade, solubilidade e mudanças de estado. Essa atividade promove a revisão do conteúdo de forma lúdica. A habilidade relacionada é EF09CI10, que envolve a aplicação do conhecimento em contextos variados.