15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre pronomes

1. Jogo dos Pronomes

Uma atividade interativa onde os alunos jogam um jogo de tabuleiro que envolve o uso de pronomes. Cada casa do tabuleiro apresenta uma frase com um espaço em branco que deve ser preenchido com o pronome correto. Os alunos devem justificar suas escolhas, promovendo a reflexão sobre o uso dos pronomes. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Caça-Palavras de Pronomes

Os alunos recebem uma folha com um caça-palavras que contém diversos pronomes. Após encontrá-los, devem escrever frases utilizando cada um dos pronomes encontrados, reforçando o aprendizado. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos criam histórias em quadrinhos utilizando pronomes em seus diálogos. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática dos pronomes em contextos narrativos. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Bingo dos Pronomes

Os alunos jogam bingo, onde as cartelas contêm diferentes pronomes. O professor lê frases e os alunos devem identificar e marcar os pronomes correspondentes em suas cartelas. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Atividade de Substituição

Os alunos recebem um texto e devem substituir os substantivos por pronomes adequados. Essa atividade ajuda a entender a função dos pronomes na coesão textual. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Mapa Mental dos Pronomes

Os alunos criam um mapa mental que organiza os diferentes tipos de pronomes (pessoais, possessivos, demonstrativos, etc.) e suas funções. Essa atividade visualiza o conhecimento de forma estruturada. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Jogo de Memória com Pronomes

Os alunos jogam um jogo de memória onde as cartas possuem frases e pronomes. Eles devem encontrar os pares corretos, promovendo a associação entre pronomes e seu uso em frases. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Debate sobre o Uso dos Pronomes

Os alunos participam de um debate onde devem argumentar sobre a importância dos pronomes na comunicação. Essa atividade desenvolve habilidades de argumentação e oratória. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Produção de Vídeos

Os alunos produzem pequenos vídeos onde utilizam pronomes em diálogos. Essa atividade estimula a expressão oral e a criatividade, além de reforçar o uso correto dos pronomes. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Análise de Letras de Músicas

Os alunos analisam letras de músicas conhecidas, identificando e discutindo o uso de pronomes. Essa atividade conecta a aprendizagem com a cultura pop, tornando o aprendizado mais atrativo. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Criação de Cartazes

Os alunos criam cartazes informativos sobre os diferentes tipos de pronomes, incluindo exemplos e ilustrações. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Entrevistas com Pronomes

Os alunos realizam entrevistas uns com os outros, utilizando pronomes em suas perguntas e respostas. Essa atividade promove a prática oral e a interação social. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos participam de um jogo de perguntas e respostas onde devem usar pronomes nas respostas. Essa atividade estimula o raciocínio rápido e a aplicação prática do conteúdo. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Produção de Poemas

Os alunos escrevem poemas que incluem pronomes, explorando a sonoridade e a estética da língua. Essa atividade desenvolve a sensibilidade literária e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Revisão de Textos

Os alunos revisam textos que contêm erros no uso de pronomes, identificando e corrigindo os erros. Essa atividade desenvolve a habilidade de revisão e a atenção aos detalhes. Habilidade BNCC: EF15LP15.