15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre profissões na educação infantil

1. Criação de Cartazes de Profissões

Uma atividade envolvente para a educação infantil é a criação de cartazes sobre diferentes profissões. As crianças podem escolher uma profissão que admire e, em seguida, pesquisar sobre ela com a ajuda dos professores. Os alunos devem incluir informações como o que a profissão faz, ferramentas utilizadas e a importância dessa profissão na sociedade. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EI03ET01, que envolve o reconhecimento de diferentes profissões e suas funções.

2. Teatro de Fantoches

Os fantoches são uma excelente ferramenta para ensinar sobre profissões de forma lúdica. As crianças podem criar seus próprios fantoches representando diferentes profissões e encenar situações do dia a dia desses profissionais. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, além de estar alinhada com a habilidade BNCC EI03CG02, que promove a expressão artística e cultural.

3. Dia das Profissões

Organizar um “Dia das Profissões” na escola é uma maneira divertida de explorar diversas carreiras. Os alunos podem vir vestidos como profissionais de sua escolha e compartilhar com os colegas o que aprenderam sobre a profissão. Essa atividade promove a interação social e o respeito pelas diferentes escolhas profissionais, alinhando-se à habilidade BNCC EI03ET02, que aborda a valorização da diversidade.

4. Entrevista com Profissionais

Convidar profissionais de diversas áreas para conversar com as crianças é uma ótima maneira de trazer o mundo real para a sala de aula. As crianças podem preparar perguntas e aprender sobre as experiências e desafios enfrentados por esses profissionais. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03ET03, que incentiva a curiosidade e o aprendizado sobre o mundo ao redor.

5. Jogo de Memória das Profissões

Um jogo de memória com imagens de diferentes profissões e suas ferramentas pode ser uma atividade divertida e educativa. As crianças devem combinar as imagens corretas, aprendendo sobre cada profissão enquanto jogam. Essa atividade promove o desenvolvimento cognitivo e está alinhada com a habilidade BNCC EI03LP01, que envolve a construção de conhecimentos sobre o mundo.

6. Desenho Livre de Profissões

Permitir que as crianças façam desenhos livres sobre profissões é uma maneira de estimular a criatividade e a expressão pessoal. Após a atividade, os alunos podem apresentar seus desenhos e explicar suas escolhas. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EI03AR01, que promove a apreciação e a criação artística.

7. Montagem de um Livro de Profissões

As crianças podem trabalhar em grupos para criar um livro ilustrado sobre profissões. Cada grupo pode escolher uma profissão, pesquisar e ilustrar suas páginas. No final, o livro pode ser compartilhado com outras turmas. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EI03LP02, que envolve a produção de textos e a leitura compartilhada.

8. Visita a Locais de Trabalho

Organizar visitas a locais de trabalho, como hospitais, escolas ou empresas, pode proporcionar uma experiência prática e rica em aprendizado. As crianças poderão observar os profissionais em ação e entender melhor suas funções. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EI03ET04, que promove a exploração do ambiente social e cultural.

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

As crianças podem criar histórias em quadrinhos que retratem o dia a dia de um profissional. Essa atividade estimula a narrativa e a criatividade, além de permitir que os alunos explorem diferentes profissões de maneira divertida. Está alinhada com a habilidade BNCC EI03LP03, que envolve a produção de narrativas.

10. Música sobre Profissões

Compor uma música ou uma paródia sobre profissões pode ser uma atividade divertida e educativa. As crianças podem trabalhar em grupos para criar letras que falem sobre as funções e a importância de diferentes profissões. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EI03CM01, que envolve a apreciação e a criação musical.