15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre profissões

1. Entrevista com Profissionais

Uma atividade que pode ser realizada em sala de aula é a entrevista com profissionais de diferentes áreas. Os alunos podem se dividir em grupos e escolher uma profissão que desejam conhecer melhor. Cada grupo deve elaborar um conjunto de perguntas que ajudem a entender o dia a dia do profissional, suas responsabilidades e a formação necessária. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade da BNCC EF15EF02, que aborda a valorização das diferentes profissões e a importância do trabalho em equipe.

2. Criação de Cartazes Profissionais

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre diferentes profissões. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover o trabalho em grupo. Os cartazes devem conter informações como a formação necessária, as principais atividades realizadas e características do profissional. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF03, que incentiva a pesquisa e a apresentação de informações de forma clara e organizada.

3. Dia da Profissão

Organizar um “Dia da Profissão” na escola, onde os alunos podem se vestir como profissionais de suas escolhas e apresentar suas profissões para os colegas. Essa atividade promove o respeito e a valorização das diversas profissões. Os alunos podem apresentar um pequeno resumo sobre a profissão escolhida, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF04, que trata da valorização das diferentes profissões e do respeito à diversidade.

4. Jogo de Simulação Profissional

Os alunos podem participar de um jogo de simulação onde cada um assume o papel de um profissional. Eles devem resolver problemas relacionados à sua profissão, promovendo a empatia e a compreensão das responsabilidades de cada um. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15EF05, que aborda a importância do trabalho em equipe e a resolução de conflitos.

5. Pesquisa sobre Profissões do Futuro

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre profissões que estão em ascensão e que podem surgir no futuro. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a criatividade, além de promover discussões sobre as mudanças no mercado de trabalho. A atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15EF06, que incentiva a reflexão sobre as transformações sociais e tecnológicas.

6. Criação de Vídeos sobre Profissões

Os alunos podem criar vídeos curtos onde explicam uma profissão de sua escolha. Essa atividade estimula a pesquisa, a criatividade e a habilidade de comunicação. Os vídeos podem ser apresentados para a turma, promovendo a troca de conhecimentos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF07, que trata da comunicação e da expressão de ideias de forma clara e objetiva.

7. Debate sobre Profissões

Organizar um debate em sala de aula sobre a importância de diferentes profissões na sociedade. Os alunos podem se dividir em grupos e defender suas opiniões sobre qual profissão é mais importante e por quê. Essa atividade promove o respeito à diversidade de opiniões e a argumentação, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF08, que aborda a construção de argumentos e o respeito ao próximo.

8. Visita a Empresas

Promover uma visita a empresas locais onde os alunos possam conhecer de perto o ambiente de trabalho e as diversas profissões. Essa atividade proporciona uma experiência prática e realista sobre o mercado de trabalho. A visita pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15EF09, que trata da importância da vivência prática na aprendizagem.

9. Criação de Perfis Profissionais

Os alunos podem criar perfis fictícios de profissionais, incluindo suas habilidades, formações e experiências. Essa atividade estimula a criatividade e a pesquisa sobre diferentes carreiras. Os perfis podem ser apresentados em sala, promovendo a troca de informações. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF10, que aborda a valorização das competências e habilidades individuais.

10. Mapa das Profissões

Os alunos podem criar um mapa das profissões, onde cada um coloca a profissão que deseja seguir e as razões para essa escolha. Essa atividade promove a reflexão sobre o futuro e as aspirações de cada um. O mapa pode ser exposto na escola, promovendo a troca de ideias. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15EF11, que trata da reflexão sobre o futuro e a construção de projetos de vida.