15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre predicativo do sujeito

1. Jogo da Adivinhação: Os alunos devem criar frases que contenham predicativos do sujeito e, em seguida, apresentar essas frases para os colegas. Os colegas devem adivinhar qual é o predicativo. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão do conceito. Habilidade BNCC: EF15LP02.

2. Produção de Poemas: Os alunos podem escrever poemas utilizando predicativos do sujeito. Após a produção, podem compartilhar os poemas em grupos, discutindo os predicativos utilizados. Habilidade BNCC: EF15LP03.

3. Cartazes de Frases: Em grupos, os alunos devem criar cartazes com frases que contenham predicativos do sujeito, ilustrando-os com desenhos. Os cartazes podem ser expostos na sala de aula. Habilidade BNCC: EF15LP04.

4. Teatro de Fantoches: Os alunos podem criar uma pequena peça de teatro utilizando fantoches, onde cada personagem deve descrever a si mesmo usando predicativos do sujeito. Habilidade BNCC: EF15LP05.

5. Caça-Palavras: Criar um caça-palavras com palavras que são predicativos do sujeito. Os alunos devem encontrar as palavras e, em seguida, formar frases com elas. Habilidade BNCC: EF15LP06.

6. Desafio do Dicionário: Os alunos devem pesquisar no dicionário palavras que podem ser usadas como predicativos do sujeito e apresentá-las para a turma, explicando seu significado. Habilidade BNCC: EF15LP07.

7. Entrevista com Personagens: Os alunos podem entrevistar um colega que deve se apresentar como um personagem fictício, utilizando predicativos do sujeito para descrever-se. Habilidade BNCC: EF15LP08.

8. Histórias em Quadrinhos: Os alunos podem criar histórias em quadrinhos onde os personagens utilizam predicativos do sujeito em suas falas. Essa atividade combina criatividade e aprendizado. Habilidade BNCC: EF15LP09.

9. Jogo de Memória: Criar um jogo de memória com frases que contenham predicativos do sujeito. Os alunos devem encontrar os pares e discutir os predicativos encontrados. Habilidade BNCC: EF15LP10.

10. Frases em Movimento: Os alunos devem escrever frases em cartões e, em seguida, realizar uma dinâmica onde devem se movimentar pela sala e trocar os cartões, lendo as frases em voz alta. Habilidade BNCC: EF15LP11.

11. Desenho e Descrição: Os alunos desenham um objeto ou uma cena e, em seguida, escrevem uma descrição utilizando predicativos do sujeito. Essa atividade ajuda na associação entre imagem e texto. Habilidade BNCC: EF15LP12.

12. Roda de Conversa: Promover uma roda de conversa onde os alunos devem se apresentar utilizando predicativos do sujeito. Essa atividade estimula a oralidade e a escuta ativa. Habilidade BNCC: EF15LP13.

13. Quiz Interativo: Criar um quiz interativo onde os alunos devem responder perguntas sobre predicativos do sujeito. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a competição saudável. Habilidade BNCC: EF15LP14.

14. Criação de Músicas: Os alunos podem criar uma música que contenha predicativos do sujeito. Em seguida, podem apresentar a música para a turma, promovendo a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP15.

15. Jornal da Classe: Os alunos podem criar um jornal da classe onde escrevem notícias utilizando predicativos do sujeito. Essa atividade estimula a escrita e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP16.