15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre preconceito linguístico

1. Debate sobre Preconceito Linguístico

Organize um debate em sala de aula onde os alunos possam discutir o preconceito linguístico. Divida a turma em grupos, cada um representando diferentes pontos de vista sobre o uso de variantes linguísticas. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP01, que aborda a análise crítica de diferentes formas de comunicação.

2. Análise de Textos Literários

Selecione textos literários que apresentem diferentes variantes linguísticas e peça aos alunos que analisem como essas variantes refletem a identidade cultural dos personagens. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15LP02, que envolve a interpretação de textos em diferentes contextos sociais.

3. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes que promovam a valorização das diferentes formas de falar. Eles devem incluir exemplos de preconceito linguístico e suas consequências. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP03, que incentiva a produção de textos com diferentes finalidades.

4. Entrevistas com a Comunidade

Proponha que os alunos realizem entrevistas com membros da comunidade sobre suas experiências com preconceito linguístico. Os resultados podem ser apresentados em sala, promovendo a habilidade EF15LP04, que envolve a coleta e análise de dados.

5. Jogo de Palavras

Crie um jogo de palavras onde os alunos devem identificar e corrigir frases que contenham preconceitos linguísticos. Essa atividade pode ser ligada à habilidade EF15LP05, que trata da reflexão sobre a língua e suas variações.

6. Produção de Vídeos

Os alunos podem produzir vídeos curtos abordando o tema do preconceito linguístico, utilizando exemplos do cotidiano. Essa atividade se conecta à habilidade EF15LP06, que envolve a produção de conteúdos audiovisuais.

7. Leitura e Discussão de Artigos

Selecione artigos que discutam o preconceito linguístico e promova uma leitura coletiva, seguida de uma discussão em grupo. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP07, que envolve a leitura crítica de textos informativos.

8. Criação de Poemas

Peça aos alunos que escrevam poemas que abordem a temática do preconceito linguístico, utilizando diferentes variantes da língua. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP08, que incentiva a criação literária.

9. Análise de Mídias Sociais

Os alunos podem analisar postagens em mídias sociais que abordem o preconceito linguístico, discutindo como a linguagem é utilizada para reforçar ou combater estigmas. Essa atividade se conecta à habilidade EF15LP09, que envolve a análise crítica de diferentes formas de comunicação digital.

10. Roda de Conversa

Promova uma roda de conversa onde os alunos possam compartilhar experiências pessoais relacionadas ao preconceito linguístico. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15LP10, que incentiva a expressão oral e o respeito à diversidade.