15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre pontuação 5º ano

1. Jogo da Pontuação

Crie um jogo de tabuleiro onde os alunos avancem casas ao responder corretamente perguntas sobre pontuação. Cada pergunta pode ter um código de habilidade BNCC, como EF15LP01, que aborda o uso de vírgulas e pontos finais. Os alunos devem justificar suas respostas e discutir a importância da pontuação na clareza do texto.

2. Produção de Textos com Pontuação Criativa

Solicite que os alunos escrevam um pequeno conto ou crônica, utilizando diferentes tipos de pontuação. A atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP02, que foca na produção de textos. Após a escrita, os alunos devem trocar textos e identificar a pontuação utilizada, promovendo uma discussão sobre suas escolhas.

3. Caça-Palavras de Pontuação

Elabore um caça-palavras que contenha termos relacionados à pontuação, como “vírgula”, “ponto”, “ponto e vírgula”, entre outros. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15LP03, que envolve a leitura e interpretação de textos. Após encontrarem as palavras, os alunos devem explicar o uso de cada uma delas em frases.

4. Análise de Textos Famosos

Escolha trechos de obras literárias conhecidas e peça aos alunos que analisem a pontuação utilizada. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP04, que trata da análise crítica de textos. Os alunos devem discutir como a pontuação influencia a interpretação do texto e a intenção do autor.

5. Criação de Cartazes sobre Pontuação

Os alunos podem criar cartazes explicativos sobre os diferentes tipos de pontuação e suas funções. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP05, que envolve a produção de textos informativos. Os cartazes podem ser expostos na sala de aula, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.

6. Jogo de Memória com Símbolos de Pontuação

Desenvolva um jogo de memória onde os alunos devem encontrar pares de símbolos de pontuação e suas definições. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15LP06, que aborda o reconhecimento de diferentes elementos textuais. O jogo estimula a memorização e a compreensão dos conceitos de forma lúdica.

7. Debate sobre a Importância da Pontuação

Organize um debate em sala de aula sobre a importância da pontuação na comunicação escrita. Os alunos podem se dividir em grupos e apresentar argumentos, alinhando-se à habilidade EF15LP07, que envolve a argumentação e a defesa de ideias. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a expressão oral.

8. Revisão de Textos com Erros de Pontuação

Forneça textos com erros propositais de pontuação e peça aos alunos que os revisem. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP08, que trata da revisão e edição de textos. Os alunos devem justificar suas correções e discutir como a pontuação correta altera o sentido das frases.

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que utilizem pontuação de forma criativa. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15LP09, que envolve a produção de textos multimídia. A utilização de balões de fala e pontuação adequada é essencial para a compreensão das tirinhas.

10. Desafio da Pontuação

Realize um desafio onde os alunos precisam corrigir um texto cheio de erros de pontuação em um tempo limitado. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP10, que envolve a prática de leitura e escrita. O desafio pode ser realizado em grupos, promovendo a colaboração e o aprendizado em equipe.