15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre poluição para educação infantil

1. Criação de Cartazes sobre Poluição

Nesta atividade, os alunos serão incentivados a criar cartazes que abordem diferentes tipos de poluição, como a do ar, da água e do solo. Utilizando materiais recicláveis, eles poderão expressar suas ideias sobre como a poluição afeta o meio ambiente. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15CI01, que propõe a identificação de problemas ambientais.

2. Experimento de Filtração de Água

Os alunos poderão realizar um experimento simples de filtração de água utilizando areia, carvão e pedras. Essa atividade prática ajudará a entender como a poluição da água pode ser tratada e a importância da preservação dos recursos hídricos. A atividade está relacionada à habilidade EF15CI02, que envolve a investigação de fenômenos naturais.

3. Teatro de Fantoches sobre Poluição

Os alunos criarão fantoches e encenarão uma peça que retrate a poluição e suas consequências. Essa atividade estimula a criatividade e a empatia, além de promover a discussão sobre a importância de cuidar do meio ambiente. A habilidade EF15AR01 é contemplada, pois envolve a expressão artística.

4. Jogo de Memória sobre Poluição

Desenvolver um jogo de memória com imagens e informações sobre poluição é uma forma lúdica de aprender. Os alunos poderão associar os tipos de poluição às suas causas e consequências. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e interpretação de imagens.

5. Visita a um Parque ou Área Verde

Organizar uma visita a um parque local para observar a natureza e discutir os impactos da poluição no ambiente. Durante a visita, os alunos poderão coletar lixo e discutir formas de preservação. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15CI03, que propõe a observação e análise do meio ambiente.

6. Criação de um Diário Ecológico

Cada aluno poderá criar um diário ecológico onde registrará suas observações sobre a poluição em seu cotidiano. Essa atividade estimula a reflexão e a conscientização sobre as ações diárias que impactam o meio ambiente. A habilidade EF15LP02 é contemplada, pois envolve a produção de textos.

7. Mapa da Poluição na Comunidade

Os alunos poderão criar um mapa da poluição em sua comunidade, identificando fontes de poluição e propondo soluções. Essa atividade promove o trabalho em grupo e a pesquisa, alinhando-se à habilidade EF15CI04, que envolve a análise de dados e informações.

8. Oficina de Reciclagem

Realizar uma oficina de reciclagem onde os alunos aprenderão a transformar materiais recicláveis em novos objetos. Essa atividade é essencial para entender a importância da redução de resíduos e está alinhada à habilidade EF15CI05, que propõe a discussão sobre sustentabilidade.

9. Debate sobre Poluição e Saúde

Promover um debate em sala de aula sobre como a poluição afeta a saúde das pessoas e do planeta. Os alunos poderão pesquisar e apresentar dados sobre o tema. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15CI06, que envolve a argumentação e a construção de opiniões.

10. Criação de um Vídeo Educativo

Os alunos poderão criar um vídeo educativo sobre poluição, abordando suas causas e formas de prevenção. Essa atividade estimula o uso de tecnologia e a comunicação, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de vídeos e multimídia.