15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre polígonos

1. Criação de Polígonos com Materiais Recicláveis

Nesta atividade, os alunos devem utilizar materiais recicláveis, como papelão, garrafas plásticas e tampinhas, para construir diferentes tipos de polígonos. O objetivo é que os estudantes identifiquem as características de cada polígono, como número de lados e ângulos. A habilidade BNCC correspondente é EF05MA10, que envolve a identificação e classificação de figuras geométricas.

2. Jogo da Memória de Polígonos

Os alunos criam um jogo da memória com cartas que apresentam diferentes polígonos e suas propriedades. Ao jogar, eles devem encontrar os pares correspondentes, reforçando o aprendizado sobre as características dos polígonos. Esta atividade está alinhada à habilidade EF05MA11, que trata da comparação e classificação de figuras geométricas.

3. Desenho de Polígonos em Malha Quadriculada

Os estudantes devem desenhar diferentes polígonos em uma folha quadriculada, utilizando a contagem de quadrados para determinar a área de cada figura. Essa atividade permite que os alunos pratiquem a noção de área e perímetro, relacionada à habilidade EF05MA12, que envolve o cálculo de áreas e perímetros de figuras planas.

4. Polígonos no Cotidiano

Os alunos são desafiados a encontrar exemplos de polígonos em seu cotidiano, como em edifícios, sinalizações e objetos. Após a pesquisa, eles devem apresentar suas descobertas em sala de aula, promovendo a habilidade EF05MA13, que incentiva a observação e análise de formas geométricas no ambiente.

5. Criação de um Mural de Polígonos

Os alunos devem criar um mural coletivo que represente diferentes polígonos, incluindo suas características e exemplos do cotidiano. Essa atividade estimula a colaboração e a pesquisa, alinhando-se à habilidade EF05MA14, que envolve a representação de figuras geométricas em diferentes contextos.

6. Polígonos em Origami

Os estudantes aprendem a fazer origami de polígonos, como triângulos e quadrados, e discutem as propriedades de cada figura durante o processo. Essa atividade prática ajuda a desenvolver a habilidade EF05MA15, que envolve a construção e a análise de figuras geométricas tridimensionais.

7. Aplicativo de Geometria

Os alunos utilizam um aplicativo de geometria para explorar e manipular polígonos digitalmente. Eles podem criar, rotacionar e medir os polígonos, promovendo a habilidade EF05MA16, que envolve o uso de tecnologias digitais para a aprendizagem de matemática.

8. Caça ao Tesouro de Polígonos

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar objetos em forma de polígonos pela escola. Cada objeto encontrado deve ser registrado com suas características, alinhando-se à habilidade EF05MA17, que envolve a identificação e descrição de formas geométricas.

9. Teatro de Sombras com Polígonos

Os alunos criam figuras de polígonos para um teatro de sombras, explorando como a luz e a sombra alteram a percepção das formas. Essa atividade está relacionada à habilidade EF05MA18, que envolve a exploração de formas e suas representações em diferentes contextos.

10. Construção de Polígonos com Palitos de Picolé

Utilizando palitos de picolé e massinha, os alunos constroem polígonos e discutem suas propriedades. Essa atividade prática promove a habilidade EF05MA19, que envolve a construção e análise de figuras geométricas em diferentes dimensões.