15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre pluralidade cultural na educação infantil

1. Contação de Histórias de Diversas Culturas

Uma atividade que promove a pluralidade cultural é a contação de histórias de diferentes culturas. Os professores podem selecionar contos populares de várias partes do mundo, como fábulas africanas, lendas indígenas ou histórias orientais. Durante a atividade, é importante discutir com as crianças os elementos culturais presentes nas narrativas, como costumes, vestimentas e tradições. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EI01CG01, que aborda a valorização da diversidade cultural.

2. Danças Típicas de Diferentes Regiões

Outra ideia é ensinar danças típicas de diferentes regiões do Brasil e do mundo. Os alunos podem aprender passos de danças folclóricas, como o frevo, o samba, ou até mesmo danças de outros países, como a dança do ventre ou o hula havaiano. Essa atividade promove o respeito e a apreciação pela diversidade cultural e está relacionada à habilidade BNCC EI03CG03, que incentiva a expressão corporal e o reconhecimento de diferentes culturas.

3. Feira Cultural

Organizar uma feira cultural na escola é uma excelente maneira de envolver os alunos e suas famílias. Cada turma pode representar uma cultura diferente, trazendo comidas típicas, vestimentas e apresentações artísticas. Essa atividade estimula a pesquisa e o aprendizado sobre a pluralidade cultural, alinhando-se à habilidade BNCC EI02CG02, que enfatiza a importância do conhecimento sobre as culturas diversas.

4. Artesanato de Diferentes Culturas

Os alunos podem criar peças de artesanato inspiradas em diferentes culturas. Por exemplo, podem fazer máscaras africanas, origamis japoneses ou cerâmicas indígenas. Essa atividade não só desenvolve a criatividade, mas também ensina sobre as tradições artísticas de cada cultura, em consonância com a habilidade BNCC EI03AR01, que aborda a produção artística e a valorização das manifestações culturais.

5. Músicas e Canções do Mundo

Apresentar músicas e canções de diferentes culturas é uma forma divertida de ensinar sobre pluralidade cultural. Os alunos podem ouvir e até mesmo aprender a cantar músicas em diferentes idiomas. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EI03MC01, que incentiva a apreciação musical e a diversidade de gêneros e estilos.

6. Jogos Tradicionais de Diversas Culturas

Os jogos tradicionais são uma ótima maneira de explorar a cultura de diferentes povos. Os alunos podem aprender e jogar brincadeiras como o “pique-pega” de várias regiões ou jogos de tabuleiro de outros países. Essa atividade promove a interação e o respeito pelas tradições lúdicas, alinhando-se à habilidade BNCC EI01EF01, que aborda a importância do brincar na educação.

7. Exposição de Fotografias de Culturas Diversas

Os professores podem organizar uma exposição de fotografias que retratem a vida e as tradições de diferentes culturas. Os alunos podem pesquisar e apresentar as imagens, explicando o significado de cada uma. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI02LP01, que incentiva a observação e a interpretação de imagens e contextos culturais.

8. Criação de um Mapa Cultural

Os alunos podem criar um mapa cultural que represente as diferentes culturas presentes na sala de aula ou na comunidade. Cada aluno pode pesquisar uma cultura e apresentar informações sobre ela, como tradições, culinária e festivais. Essa atividade promove o conhecimento geográfico e cultural, alinhando-se à habilidade BNCC EI02HI01, que aborda a diversidade cultural e a identidade.

9. Culinária Internacional

Uma atividade deliciosa é a culinária internacional, onde os alunos podem aprender a preparar pratos típicos de diferentes culturas. Os professores podem organizar uma aula de culinária, onde cada aluno traz uma receita de sua cultura ou de outra que tenha interesse. Essa atividade promove a interação e o aprendizado sobre hábitos alimentares diversos, em consonância com a habilidade BNCC EI02CN01, que aborda a alimentação e a saúde.

10. Debates sobre Diversidade Cultural

Promover debates sobre diversidade cultural é uma maneira de incentivar o respeito e a empatia entre os alunos. Os professores podem criar um espaço seguro para que as crianças compartilhem suas experiências e aprendizados sobre diferentes culturas. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EI03CD01, que aborda a convivência e o respeito às diferenças.