15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre plantas para educação infantil

1. Plantas em Casa: Explorando o Ambiente

Uma atividade que pode ser realizada com crianças é a exploração das plantas que existem em casa. Os alunos podem ser incentivados a observar e identificar diferentes tipos de plantas, como flores, ervas e arbustos. Essa atividade pode ser complementada com um diário de observação, onde as crianças registram suas descobertas. Habilidade BNCC: EI03CG03.

2. Criação de um Jardim Vertical

Os alunos podem aprender sobre o cultivo de plantas criando um jardim vertical. Utilizando garrafas PET ou outros materiais recicláveis, as crianças podem plantar pequenas mudas e acompanhar seu crescimento. Essa atividade promove a consciência ambiental e o cuidado com a natureza. Habilidade BNCC: EI03CG04.

3. A Vida das Plantas: Ciclo de Vida

Uma atividade educativa sobre o ciclo de vida das plantas pode ser realizada através de desenhos e colagens. As crianças podem criar um mural que represente as etapas do crescimento de uma planta, desde a semente até a flor. Essa atividade ajuda a entender a importância das plantas no ecossistema. Habilidade BNCC: EI03CG05.

4. Experimentos com Germinação

Realizar experimentos simples de germinação pode ser uma forma divertida de ensinar sobre o crescimento das plantas. As crianças podem plantar feijões em algodão e observar diariamente o processo de germinação. Esse experimento proporciona aprendizado prático e visual. Habilidade BNCC: EI03CN01.

5. Pintura de Vasos de Flores

As crianças podem personalizar vasos de flores com tintas e outros materiais artísticos. Após a pintura, cada aluno pode plantar uma muda em seu vaso, aprendendo sobre a responsabilidade de cuidar de uma planta. Essa atividade estimula a criatividade e o cuidado com o meio ambiente. Habilidade BNCC: EI03EF01.

6. Contação de Histórias sobre Plantas

A contação de histórias que envolvem plantas e natureza pode ser uma forma lúdica de ensinar sobre o tema. Os professores podem selecionar livros que abordem a importância das plantas e suas características, promovendo discussões e reflexões. Habilidade BNCC: EI03LP01.

7. Jogo de Memória com Plantas

Uma atividade divertida é criar um jogo de memória utilizando imagens de diferentes plantas. As crianças podem aprender a identificar as plantas e suas características enquanto jogam, desenvolvendo habilidades de memória e concentração. Habilidade BNCC: EI03LP02.

8. Visita a um Jardim Botânico

Organizar uma visita a um jardim botânico pode proporcionar uma experiência rica em aprendizado. As crianças poderão observar diversas espécies de plantas, aprender sobre seus habitats e a importância da preservação ambiental. Habilidade BNCC: EI03CG02.

9. Criação de um Herbário

As crianças podem coletar folhas de diferentes plantas e criar um herbário. Essa atividade envolve a pesquisa sobre cada planta coletada, promovendo o aprendizado sobre a biodiversidade e a classificação das espécies. Habilidade BNCC: EI03CN02.

10. Música e Dança das Plantas

Incorporar música e dança na aprendizagem sobre plantas pode ser uma atividade divertida. As crianças podem criar uma coreografia que represente o crescimento das plantas, utilizando músicas que falem sobre a natureza. Essa atividade estimula a expressão corporal e a criatividade. Habilidade BNCC: EI03EF02.