15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre pintura na educação infantil

1. Pintura com os Dedos

A pintura com os dedos é uma atividade sensorial que permite que as crianças explorem texturas e cores de forma livre. Os alunos podem usar tinta atóxica e papel grande para criar suas obras. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CG02, que incentiva a expressão artística e a exploração de diferentes materiais.

2. Pintura com Esponjas

Utilizar esponjas para pintar é uma forma divertida de trabalhar a coordenação motora. As crianças podem cortar esponjas em diferentes formas e mergulhá-las em tinta para criar padrões e figuras. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI03CG03, que aborda a criação de obras a partir de diferentes técnicas e materiais.

3. Pintura em Grupo

Organizar uma atividade de pintura em grupo pode promover a colaboração e a socialização entre os alunos. Em um grande papel ou mural, as crianças podem trabalhar juntas para criar uma grande obra de arte. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CG04, que estimula o trabalho em equipe e a troca de ideias.

4. Pintura com Objetos Naturais

Usar folhas, flores e galhos como pincéis naturais é uma maneira criativa de conectar as crianças com a natureza. Elas podem explorar as texturas e formas dos objetos enquanto pintam. Essa atividade atende à habilidade BNCC EI03CG01, que incentiva a observação e a exploração do meio ambiente.

5. Pintura com Água

Uma atividade simples e refrescante é a pintura com água em superfícies externas, como calçadas ou muros. As crianças podem usar pincéis grandes e água para criar imagens temporárias. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC EI03CG02, que promove a expressão artística de forma lúdica.

6. Pintura de Roupas

Permitir que as crianças pintem camisetas ou aventais com tinta para tecido é uma forma de personalização e expressão individual. Essa atividade pode ser realizada em grupos e está relacionada à habilidade BNCC EI03CG03, que aborda a criação de obras de arte com diferentes materiais.

7. Pintura com Música

Combinar pintura com música pode tornar a atividade ainda mais envolvente. As crianças podem pintar enquanto ouvem diferentes estilos musicais, permitindo que a música influencie suas escolhas de cores e formas. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI03CG04, que estimula a expressão artística integrada.

8. Pintura de Animais

As crianças podem escolher seus animais favoritos e pintá-los em papel ou em telas. Essa atividade pode incluir uma discussão sobre os animais e seus habitats, alinhando-se à habilidade BNCC EI03CG01, que incentiva a observação do mundo ao redor.

9. Pintura com Tinta Caseira

Fazer tinta caseira com ingredientes simples, como farinha e corantes naturais, pode ser uma atividade educativa e divertida. As crianças podem aprender sobre as cores e a mistura de tintas enquanto criam suas obras. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CG02, que promove a experimentação e a criatividade.

10. Pintura de Murais

Organizar uma atividade de pintura de murais na escola pode ser uma ótima maneira de embelezar o ambiente escolar. As crianças podem trabalhar em um tema específico e colaborar na criação de um mural coletivo. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI03CG04, que estimula o trabalho em grupo e a expressão artística.