15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre parlendas para educação infantil

1. Parlendas em Movimento

Uma atividade que envolve a recitação de parlendas enquanto as crianças se movimentam. Os alunos podem formar um círculo e, ao ouvir a parlenda, devem realizar uma ação específica, como pular ou girar. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a memória auditiva. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Criação de Cartazes de Parlendas

Os alunos podem criar cartazes ilustrativos com suas parlendas favoritas. Eles devem desenhar imagens que representem as palavras e a história contida na parlenda. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR01.

3. Parlendas em Duetos

Dividir a turma em duplas e pedir que cada dupla escolha uma parlenda para recitar em forma de diálogo. Essa atividade promove a oralidade e a escuta ativa, além de incentivar o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP01.

4. Jogo da Memória com Parlendas

Criar um jogo da memória onde as cartas contenham partes de parlendas. As crianças devem encontrar os pares e, ao fazê-lo, recitar a parlenda completa. Essa atividade ajuda na memorização e no reconhecimento de padrões. Habilidade BNCC: EF15MA02.

5. Teatro de Sombras com Parlendas

Utilizar uma tela e lanternas para criar um teatro de sombras onde as crianças encenam parlendas. Essa atividade estimula a criatividade e a interpretação, além de desenvolver habilidades de apresentação. Habilidade BNCC: EF15AR02.

6. Parlendas e Rimas

Os alunos devem criar novas parlendas utilizando rimas com palavras que eles escolherem. Essa atividade estimula a criatividade e o raciocínio lógico, além de trabalhar o conceito de rimas. Habilidade BNCC: EF15LP02.

7. Caça ao Tesouro de Parlendas

Organizar uma caça ao tesouro onde as pistas são parlendas. As crianças devem resolver as pistas para encontrar o tesouro escondido. Essa atividade incentiva o trabalho em grupo e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF15EF02.

8. Música e Parlendas

Transformar parlendas em canções. As crianças podem criar melodias para suas parlendas e apresentá-las para a turma. Essa atividade desenvolve a musicalidade e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR03.

9. Parlendas em Quadrinhos

Os alunos podem criar quadrinhos ilustrando uma parlenda. Eles devem desenhar os personagens e a sequência da história. Essa atividade estimula a leitura e a interpretação visual. Habilidade BNCC: EF15LP03.

10. Parlendas e Danças

Incorporar movimentos de dança às parlendas, onde cada parte da parlenda corresponde a um movimento específico. Essa atividade promove a expressão corporal e a memorização. Habilidade BNCC: EF15EF03.

11. Parlendas em Vídeo

Os alunos podem gravar vídeos recitando parlendas e encenando-as. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de tecnologia, além de desenvolver habilidades de comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP04.

12. Pintura de Parlendas

As crianças podem pintar imagens que representem as parlendas que aprenderam. Essa atividade estimula a expressão artística e a interpretação de texto. Habilidade BNCC: EF15AR04.

13. Parlendas e Jogos de Tabuleiro

Criar um jogo de tabuleiro onde as casas são parlendas. Ao cair em uma casa, a criança deve recitar a parlenda correspondente. Essa atividade promove a interação social e o aprendizado lúdico. Habilidade BNCC: EF15EF04.

14. Parlendas e Contação de Histórias

Os alunos podem contar histórias baseadas em parlendas, criando narrativas que ampliem o contexto das rimas. Essa atividade desenvolve a criatividade e a habilidade de contar histórias. Habilidade BNCC: EF15LP05.

15. Parlendas e Jogos de Imitação

As crianças devem imitar os personagens das parlendas enquanto as recitam. Essa atividade estimula a expressão corporal e a criatividade, além de tornar o aprendizado divertido. Habilidade BNCC: EF15EF05.