15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre os seres vivos para educação infantil

1. Observação de Plantas e Animais

Uma atividade fundamental para a educação infantil é a observação de plantas e animais em seu ambiente natural. Os alunos podem ser levados a um parque ou jardim, onde poderão observar diferentes espécies de plantas e pequenos animais. Essa atividade pode ser enriquecida com a utilização de lupas e cadernos de anotações, permitindo que as crianças desenhem e escrevam sobre o que observaram. A habilidade BNCC correspondente é EI03CG03, que trata da exploração e observação do meio natural.

2. Criação de um Jardim na Escola

Outra ideia é a criação de um pequeno jardim na escola, onde as crianças possam plantar sementes e cuidar das plantas ao longo do tempo. Essa atividade não só ensina sobre o ciclo de vida das plantas, mas também sobre a importância da preservação ambiental. Os alunos podem acompanhar o crescimento das plantas e registrar suas observações. A habilidade BNCC relacionada é EI03CG04, que envolve o cuidado e a observação de seres vivos.

3. Montagem de Terrários

A montagem de terrários é uma atividade que permite às crianças entenderem melhor os ecossistemas. Os alunos podem criar pequenos ambientes fechados com plantas e pequenos animais, como insetos. Essa atividade estimula a curiosidade e o cuidado com os seres vivos. A habilidade BNCC que se aplica é EI03CG05, que aborda a construção de conhecimentos sobre os seres vivos e seus habitats.

4. Contação de Histórias sobre Animais

A contação de histórias é uma excelente maneira de ensinar sobre os seres vivos. Os professores podem selecionar livros que abordem a vida de diferentes animais, suas características e habitats. Após a leitura, as crianças podem discutir o que aprenderam e até criar suas próprias histórias. A habilidade BNCC correspondente é EI03EF01, que envolve a apreciação e a produção de narrativas.

5. Jogos de Memória com Animais

Os jogos de memória são ótimos para desenvolver a memória e o conhecimento sobre os seres vivos. Os professores podem criar cartões com imagens de diferentes animais e suas características. As crianças devem encontrar os pares correspondentes, aprendendo sobre cada animal durante o jogo. A habilidade BNCC relacionada é EI03EF02, que trata do reconhecimento de diferentes seres vivos.

6. Experimentos com Plantas

Realizar experimentos simples com plantas, como a germinação de sementes em algodão, é uma atividade que fascina as crianças. Elas podem observar o crescimento das raízes e das folhas ao longo dos dias. Essa prática ajuda a entender o ciclo de vida das plantas e a importância da água e da luz. A habilidade BNCC correspondente é EI03CG06, que envolve a realização de experiências com seres vivos.

7. Criação de Cartazes sobre Animais

Uma atividade criativa é a elaboração de cartazes sobre diferentes animais. As crianças podem pesquisar informações sobre o animal escolhido, como habitat, alimentação e características. Depois, elas podem apresentar seus cartazes para a turma. A habilidade BNCC que se aplica é EI03EF03, que envolve a pesquisa e a apresentação de informações.

8. Visitas a Zoológicos ou Aquários

As visitas a zoológicos ou aquários são experiências enriquecedoras para as crianças. Durante a visita, os alunos podem observar os animais em seus habitats e aprender sobre suas características e comportamentos. Após a visita, é interessante realizar uma roda de conversa para que compartilhem suas impressões. A habilidade BNCC correspondente é EI03CG07, que trata da observação de seres vivos em diferentes ambientes.

9. Atividades de Reciclagem e Sustentabilidade

Incluir atividades de reciclagem e sustentabilidade ajuda as crianças a entenderem a importância da preservação do meio ambiente para a vida dos seres vivos. Os alunos podem participar de oficinas de reciclagem e aprender sobre a redução de resíduos. A habilidade BNCC relacionada é EI03CG08, que envolve práticas sustentáveis e o cuidado com o meio ambiente.

10. Criação de um Livro Coletivo sobre Seres Vivos

Por fim, a criação de um livro coletivo sobre seres vivos pode ser uma atividade muito enriquecedora. Cada criança pode contribuir com desenhos e informações sobre um animal ou planta, e o resultado final pode ser impresso e lido em sala. Essa atividade estimula a colaboração e o aprendizado coletivo. A habilidade BNCC que se aplica é EI03EF04, que envolve a produção coletiva de textos.