15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre os movimentos da Terra

1. Simulação dos Movimentos da Terra

Nesta atividade, os alunos poderão simular os movimentos de rotação e translação da Terra utilizando um globo terrestre e uma lanterna. Os alunos devem observar como a luz da lanterna representa o Sol e como isso afeta a iluminação em diferentes partes do globo. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02CI02, que envolve a observação e a descrição de fenômenos naturais.

2. Criação de um Calendário Solar

Os alunos podem criar um calendário solar que mostre as diferentes estações do ano e como elas estão relacionadas à posição da Terra em relação ao Sol. Eles devem incluir informações sobre os solstícios e equinócios. Essa atividade atende à habilidade EF04CI03, que trata da compreensão dos ciclos naturais.

3. Experimento da Sombra

Realizar um experimento onde os alunos medem a sombra de um objeto em diferentes horários do dia. Eles devem registrar as mudanças e discutir como a rotação da Terra influencia a posição do Sol no céu. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF05CI02, que envolve a investigação de fenômenos relacionados à luz e à sombra.

4. Mapa Estelar

Os alunos podem criar um mapa estelar que represente as constelações visíveis em diferentes épocas do ano. Eles devem pesquisar sobre as constelações e como a translação da Terra afeta a visibilidade das estrelas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF06CI03, que envolve a observação do céu e a identificação de padrões.

5. Vídeo Educativo sobre os Movimentos da Terra

Os alunos podem produzir um vídeo educativo explicando os movimentos de rotação e translação da Terra. Eles devem incluir animações ou representações gráficas para ilustrar os conceitos. Essa atividade atende à habilidade EF07CI04, que envolve a produção de conteúdos informativos.

6. Jogo de Tabuleiro sobre as Estações do Ano

Desenvolver um jogo de tabuleiro que ensine sobre as estações do ano e os movimentos da Terra. Os alunos devem criar perguntas e respostas que abordem os conceitos aprendidos. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF08CI01, que trata da aplicação de conhecimentos em diferentes contextos.

7. Experiência com Relógio Solar

Os alunos podem construir um relógio solar utilizando materiais simples, como papelão e um palito. Eles devem observar como a sombra se move ao longo do dia e discutir a relação com a rotação da Terra. Essa atividade está alinhada à habilidade EF09CI02, que envolve a investigação de fenômenos relacionados ao tempo.

8. Pesquisa sobre Fuso Horário

Os alunos devem pesquisar sobre os fusos horários e como a rotação da Terra influencia o horário em diferentes partes do mundo. Eles podem apresentar suas descobertas em um mural. Essa atividade atende à habilidade EF10CI03, que envolve a análise de informações geográficas.

9. Criação de um Modelo do Sistema Solar

Os alunos podem criar um modelo do sistema solar, destacando a posição da Terra em relação ao Sol e outros planetas. Eles devem explicar como a translação da Terra afeta as estações do ano. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF11CI01, que trata da compreensão do sistema solar.

10. Debate sobre Mudanças Climáticas

Promover um debate em sala de aula sobre como os movimentos da Terra podem influenciar as mudanças climáticas. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos baseados em dados científicos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF12CI04, que envolve a discussão de questões ambientais.