15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre os animais educação infantil

1. Jogo da Memória dos Animais

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo da memória com cartões que apresentam diferentes animais. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, desenvolvendo habilidades de memória e concentração. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI01CG03, que aborda a identificação e a classificação de animais.

2. Contação de Histórias sobre Animais

Os professores podem contar histórias que envolvem animais, estimulando a imaginação das crianças. Após a contação, os alunos podem desenhar suas partes favoritas da história, promovendo a expressão artística e a compreensão de narrativas. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI01EF01, que incentiva a apreciação de diferentes formas de arte.

3. Criação de Máscaras de Animais

As crianças podem criar máscaras de seus animais favoritos utilizando papel, tintas e outros materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora, além de permitir que os alunos aprendam sobre as características dos animais. Está alinhada à habilidade BNCC EI01ET02, que envolve a exploração de diferentes materiais e técnicas.

4. Visita a um Zoológico Virtual

Utilizando recursos digitais, os alunos podem visitar um zoológico virtual, onde poderão observar diferentes animais em seus habitats. Após a visita, os alunos podem discutir o que aprenderam e fazer desenhos dos animais que mais gostaram. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI01CG04, que trata da observação e descrição de seres vivos.

5. Música e Dança dos Animais

Os alunos podem aprender músicas e danças que imitam os sons e movimentos de diferentes animais. Essa atividade promove a expressão corporal e a musicalidade, além de ensinar sobre os hábitos dos animais. Está alinhada à habilidade BNCC EI01EF02, que envolve a apreciação e a criação de diferentes manifestações artísticas.

6. Atividade de Classificação de Animais

Os alunos podem participar de uma atividade onde classificam animais em grupos, como mamíferos, aves, répteis, entre outros. Essa atividade ajuda a desenvolver o pensamento crítico e a compreensão sobre a diversidade da fauna. Está alinhada à habilidade BNCC EI01CG01, que aborda a classificação de seres vivos.

7. Experiência Sensorial com Animais

Os professores podem trazer materiais que representem diferentes texturas de pelagens, penas e escamas, permitindo que as crianças toquem e sintam as diferenças. Essa atividade estimula a percepção sensorial e está alinhada à habilidade BNCC EI01ET03, que envolve a exploração de sensações e texturas.

8. Criação de um Habitat de Animais

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar maquetes de habitats de diferentes animais, utilizando materiais recicláveis. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a compreensão dos ecossistemas. Está alinhada à habilidade BNCC EI01CG02, que trata da relação entre os seres vivos e seus ambientes.

9. Jogo de Adivinhação de Animais

Os alunos podem participar de um jogo onde um colega descreve um animal e os demais devem adivinhar qual é. Essa atividade estimula a linguagem e a comunicação, além de promover o conhecimento sobre as características dos animais. Está alinhada à habilidade BNCC EI01LP01, que envolve a construção de narrativas e descrições.

10. Atividade de Pintura com Animais

As crianças podem usar tintas para criar obras de arte inspiradas em seus animais favoritos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão pessoal, além de permitir que os alunos aprendam sobre as cores e formas dos animais. Está alinhada à habilidade BNCC EI01EF03, que envolve a criação de obras artísticas.