15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o trânsito para educação infantil

A primeira atividade proposta é a criação de um jogo de tabuleiro sobre o trânsito. Os alunos podem desenhar um tabuleiro que represente uma cidade, incluindo ruas, semáforos e placas de sinalização. Durante o jogo, as crianças devem responder a perguntas sobre regras de trânsito, promovendo a habilidade EF15LP01 da BNCC, que aborda a produção de textos e a oralidade.

A segunda ideia é a montagem de um semáforo com materiais recicláveis. As crianças podem aprender sobre as cores e suas significações, além de simular a função do semáforo em uma brincadeira de “siga e pare”. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF02CI01, que trata da observação e descrição de fenômenos.

Outra atividade interessante é a criação de uma história em quadrinhos sobre um personagem que aprende a atravessar a rua. Os alunos podem desenhar e escrever diálogos, desenvolvendo a habilidade EF15LP02, que envolve a leitura e produção de diferentes gêneros textuais.

Uma quarta ideia é a visita a um parque onde as crianças possam observar o trânsito real. Elas podem fazer anotações sobre o que veem, como tipos de veículos e comportamentos dos motoristas, promovendo a habilidade EF02GE01, que envolve a observação de espaços geográficos.

A quinta atividade é a criação de uma música sobre segurança no trânsito. Os alunos podem compor uma letra e criar uma melodia, estimulando a habilidade EF15AR01, que trata da expressão artística e musical.

A sexta ideia é a simulação de um dia de trânsito na sala de aula, onde as crianças assumem papéis de motoristas, pedestres e ciclistas. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade EF02ET01, que aborda a convivência e o respeito nas relações sociais.

Outra proposta é a confecção de placas de trânsito com cartolina e canetinhas. Os alunos podem criar suas próprias placas e explicar seus significados, promovendo a habilidade EF02LP02, que envolve a produção de textos informativos.

A oitava atividade é a realização de um teatro de fantoches sobre situações de trânsito. As crianças podem criar personagens e encenar histórias que ensinem sobre segurança, desenvolvendo a habilidade EF15AR02, que trata da expressão artística e teatral.

A nona ideia é a criação de um mural colaborativo sobre o trânsito, onde cada aluno pode contribuir com desenhos e informações sobre segurança. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF02HI01, que envolve a construção de conhecimentos sobre a história e a cultura local.

Por fim, a décima atividade é a organização de uma gincana com provas relacionadas ao trânsito, como identificar placas e responder perguntas sobre regras. Essa atividade promove a habilidade EF02EF01, que trata da prática de atividades físicas e jogos.