15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o trânsito

1. Jogo de Tabuleiro sobre o Trânsito

Crie um jogo de tabuleiro que simule situações do dia a dia no trânsito. Os alunos podem usar dados para avançar casas e enfrentar desafios relacionados a regras de trânsito, como sinalizações e comportamentos adequados. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15AR01 da BNCC, que aborda a importância da segurança no trânsito.

2. Mapa do Trânsito da Escola

Os alunos podem desenhar um mapa do entorno da escola, identificando pontos críticos de segurança, como faixas de pedestres e semáforos. Essa atividade promove a observação e análise do espaço urbano, alinhando-se à habilidade EF15GE01, que trata da leitura e interpretação de mapas.

3. Campanha de Conscientização

Os estudantes podem desenvolver uma campanha de conscientização sobre a importância de respeitar as regras de trânsito. Isso pode incluir a criação de cartazes, vídeos ou apresentações. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15CI01, que incentiva a reflexão sobre a cidadania e a convivência social.

4. Teatro de Fantoches sobre Segurança no Trânsito

Utilizando fantoches, os alunos podem encenar situações que envolvem segurança no trânsito, como a importância de usar cinto de segurança ou respeitar as sinalizações. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15AR02, que estimula a expressão artística e a comunicação.

5. Oficina de Criação de Sinalizações

Os alunos podem participar de uma oficina onde criarão suas próprias sinalizações de trânsito, discutindo o significado de cada uma. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15AR03, que envolve a apreciação e a produção de diferentes linguagens artísticas.

6. Debate sobre Mobilidade Urbana

Promova um debate em sala de aula sobre mobilidade urbana e os desafios enfrentados na cidade. Os alunos podem pesquisar e apresentar suas opiniões, alinhando-se à habilidade EF15CI02, que trata do desenvolvimento do pensamento crítico e da argumentação.

7. Visita a um Centro de Formação de Condutores

Organize uma visita a um centro de formação de condutores, onde os alunos poderão aprender sobre as regras de trânsito e a importância da formação para a segurança viária. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15ET01, que aborda a educação para o trânsito.

8. Criação de um Blog sobre Trânsito

Os alunos podem criar um blog onde compartilharão informações e dicas sobre segurança no trânsito. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP01, que incentiva a produção de textos em diferentes formatos e gêneros.

9. Simulação de Situações de Trânsito

Realize uma simulação em que os alunos possam atuar como motoristas, pedestres e ciclistas, praticando a convivência no trânsito. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15EF01, que aborda a prática de atividades físicas e a promoção da saúde.

10. Pesquisa sobre Acidentes de Trânsito

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre os principais tipos de acidentes de trânsito e suas causas. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15CI03, que incentiva a investigação científica e a busca por soluções para problemas sociais.