15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o realismo

1. Análise de Obras Realistas

Os alunos podem escolher uma obra literária do período realista, como “Memórias Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis, e realizar uma análise crítica. A atividade deve incluir a identificação de características do realismo, como a crítica social e a representação fiel da realidade. Habilidade BNCC: EF15LP12.

2. Criação de Diário de Personagem

Os estudantes devem criar um diário do ponto de vista de um personagem de uma obra realista. Essa atividade estimula a empatia e a compreensão das motivações dos personagens. Habilidade BNCC: EF15LP13.

3. Debate sobre Temas Sociais

Organizar um debate em sala de aula sobre os temas sociais abordados nas obras realistas, como a desigualdade e a hipocrisia da sociedade. Os alunos devem preparar argumentos e contra-argumentos. Habilidade BNCC: EF15LP14.

4. Produção de Texto Crítico

Os alunos devem escrever um texto crítico sobre uma obra realista, abordando a relevância do contexto histórico e social da época. Essa atividade desenvolve a habilidade de argumentação e análise. Habilidade BNCC: EF15LP15.

5. Mapa Conceitual do Realismo

Os estudantes podem criar um mapa conceitual que relacione os principais autores, obras e características do realismo. Essa atividade ajuda na visualização e organização do conhecimento. Habilidade BNCC: EF15LP16.

6. Estudo de Personagens

Os alunos devem escolher um personagem de uma obra realista e realizar uma pesquisa sobre sua construção e relevância na narrativa. A atividade pode incluir apresentações orais. Habilidade BNCC: EF15LP17.

7. Comparação entre Realismo e Romantismo

Os estudantes podem realizar uma atividade de comparação entre as características do realismo e do romantismo, utilizando obras de ambos os períodos. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a análise comparativa. Habilidade BNCC: EF15LP18.

8. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos devem criar cartazes que representem temas centrais do realismo, como a crítica social e a representação da vida cotidiana. Os cartazes podem ser expostos na escola. Habilidade BNCC: EF15LP19.

9. Leitura Dramática

Os estudantes podem realizar uma leitura dramática de trechos de obras realistas, enfatizando a interpretação e a expressão oral. Essa atividade promove a compreensão e a apreciação da literatura. Habilidade BNCC: EF15LP20.

10. Visita a Museus ou Exposições

Organizar uma visita a um museu ou exposição que aborde o período realista, permitindo que os alunos vejam a arte e a cultura da época. Após a visita, os alunos devem produzir um relatório. Habilidade BNCC: EF15LP21.

11. Análise de Crônicas

Os alunos devem ler e analisar crônicas de autores realistas, discutindo como esses textos refletem a sociedade da época. Essa atividade desenvolve a habilidade de interpretação crítica. Habilidade BNCC: EF15LP22.

12. Criação de Roteiro para Peça Teatral

Os estudantes podem criar um roteiro para uma peça teatral baseada em uma obra realista, explorando a adaptação e a interpretação de textos. Habilidade BNCC: EF15LP23.

13. Produção de Podcast

Os alunos podem produzir um podcast discutindo uma obra realista, incluindo entrevistas com colegas e professores sobre suas interpretações e análises. Habilidade BNCC: EF15LP24.

14. Jogo de Perguntas e Respostas

Os estudantes podem criar um jogo de perguntas e respostas sobre o realismo, abordando autores, obras e características do movimento literário. Essa atividade promove o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP25.

15. Elaboração de Resenha Literária

Os alunos devem escrever uma resenha literária sobre uma obra realista, abordando aspectos como enredo, personagens e estilo do autor. Essa atividade desenvolve a escrita crítica e a análise literária. Habilidade BNCC: EF15LP26.