15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o Natal

1. Criação de Cartões de Natal

Os alunos podem criar cartões de Natal utilizando materiais recicláveis, como papelão, papel de presente e outros itens que podem ser reaproveitados. Essa atividade estimula a criatividade e a consciência ambiental. Habilidade BNCC: Arte – (EF15AR01).

2. Contação de Histórias Natalinas

Promova uma sessão de contação de histórias que envolvam o tema do Natal, como a origem do Natal e contos populares. Os alunos podem participar, encenando as histórias ou criando suas próprias versões. Habilidade BNCC: Linguagens – (EF15LP01).

3. Música e Dança de Natal

Os alunos podem aprender e apresentar músicas natalinas, além de coreografias que representem o espírito natalino. Essa atividade pode ser realizada em grupo, promovendo a interação e a socialização. Habilidade BNCC: Educação Física – (EF15EF01).

4. Oficina de Culinária Natalina

Realizar uma oficina de culinária onde os alunos possam preparar receitas típicas de Natal, como biscoitos e bolos. Essa atividade ensina sobre a cultura alimentar e promove habilidades práticas. Habilidade BNCC: Ciências – (EF15CI01).

5. Decoração da Sala de Aula

Os alunos podem participar da decoração da sala de aula com temas natalinos, utilizando enfeites feitos por eles mesmos. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a criatividade. Habilidade BNCC: Arte – (EF15AR02).

6. Apresentação Teatral de Natal

Organizar uma peça teatral que retrate a história do Natal ou uma fábula natalina. Os alunos podem atuar, criar cenários e figurinos, desenvolvendo habilidades artísticas e de comunicação. Habilidade BNCC: Linguagens – (EF15LP02).

7. Produção de Vídeos Natalinos

Os alunos podem gravar vídeos curtos com mensagens de Natal ou encenações. Essa atividade envolve o uso de tecnologia e estimula a expressão criativa. Habilidade BNCC: Educação Digital – (EF15ED01).

8. Pesquisa sobre Tradições Natalinas

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre as diferentes tradições natalinas ao redor do mundo e apresentar suas descobertas para a turma. Essa atividade promove a pesquisa e o respeito à diversidade cultural. Habilidade BNCC: História – (EF15HI01).

9. Criação de um Calendário do Advento

Os alunos podem criar um calendário do advento, onde cada dia representa uma atividade ou uma mensagem positiva relacionada ao Natal. Essa atividade estimula a contagem regressiva e a expectativa para a data. Habilidade BNCC: Matemática – (EF15MA01).

10. Reflexão sobre o Espírito Natalino

Promova uma roda de conversa onde os alunos possam compartilhar o que o Natal significa para eles e discutir valores como solidariedade e amizade. Essa atividade estimula a reflexão e o desenvolvimento emocional. Habilidade BNCC: Educação Socioemocional – (EF15ES01).