15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o lixo para educação infantil

1. Coleta Seletiva com Reciclagem

Uma atividade prática onde as crianças aprendem sobre a importância da coleta seletiva. Os alunos podem criar lixeiras coloridas para diferentes tipos de resíduos (papel, plástico, vidro e orgânico) e participar de uma simulação de coleta seletiva na escola. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CG02, que aborda a importância da preservação do meio ambiente.

2. Oficina de Brinquedos com Materiais Recicláveis

Nesta atividade, os alunos podem trazer materiais recicláveis de casa, como garrafas PET, caixas de papelão e latas, para criar novos brinquedos. Essa prática estimula a criatividade e a consciência ambiental, alinhando-se à habilidade BNCC EI03ET01, que incentiva a exploração de diferentes materiais.

3. Jogo da Memória sobre Lixo e Reciclagem

Os alunos podem criar um jogo da memória utilizando cartões que representam diferentes tipos de lixo e suas respectivas formas de reciclagem. Essa atividade ajuda a fixar o conhecimento sobre o tema de forma lúdica e divertida, atendendo à habilidade BNCC EI03EF01, que envolve jogos e brincadeiras.

4. Plantio de Sementes em Vasos Reciclados

Os alunos podem utilizar garrafas PET cortadas como vasos para plantar sementes. Essa atividade ensina sobre o ciclo de vida das plantas e a importância da reciclagem, alinhando-se à habilidade BNCC EI03CI01, que aborda a observação e o cuidado com a natureza.

5. Contação de Histórias sobre o Lixo

Os professores podem contar histórias que abordem o tema do lixo e da reciclagem, utilizando fantoches ou livros ilustrados. Essa atividade estimula a imaginação e a reflexão sobre o impacto do lixo no meio ambiente, alinhando-se à habilidade BNCC EI03LP01, que envolve a apreciação de narrativas.

6. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes que informem sobre a importância da reciclagem e do descarte correto do lixo. Essa atividade desenvolve habilidades artísticas e de comunicação, alinhando-se à habilidade BNCC EI03EF02, que envolve a produção de diferentes tipos de textos.

7. Visita a um Centro de Reciclagem

Organizar uma visita a um centro de reciclagem local pode ser uma experiência enriquecedora. Os alunos poderão ver de perto como o lixo é tratado e reciclado, promovendo a conscientização sobre a gestão de resíduos, alinhando-se à habilidade BNCC EI03CG03, que aborda a relação entre sociedade e natureza.

8. Música e Dança sobre o Lixo

Os alunos podem criar uma música ou uma dança que fale sobre a importância de cuidar do meio ambiente e da reciclagem. Essa atividade estimula a expressão artística e a colaboração em grupo, alinhando-se à habilidade BNCC EI03AR02, que envolve a criação artística.

9. Experimentos com Lixo Orgânico

Os alunos podem realizar experimentos simples com lixo orgânico, como a compostagem. Essa atividade ensina sobre a decomposição e a importância dos resíduos orgânicos para o solo, alinhando-se à habilidade BNCC EI03CI02, que aborda a observação de fenômenos naturais.

10. Criação de um Diário do Lixo

Os alunos podem manter um diário onde registram o que consomem e o lixo que produzem ao longo de uma semana. Essa atividade promove a reflexão sobre os hábitos de consumo e a geração de resíduos, alinhando-se à habilidade BNCC EI03CG01, que envolve a análise crítica da realidade.