15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o folclore para alfabetização

1. Contação de Histórias Folclóricas

Uma atividade que envolve a contação de histórias folclóricas é uma excelente maneira de introduzir os alunos ao rico universo do folclore brasileiro. Os professores podem escolher contos como “A Lenda do Saci” ou “A História da Iara”, utilizando recursos visuais como fantoches ou ilustrações. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que propõe a prática de leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.

2. Criação de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches de personagens folclóricos, como o Curupira ou a Mula Sem Cabeça. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover o trabalho em grupo. A habilidade BNCC EF15AR01 pode ser aplicada aqui, incentivando a produção artística e a apreciação das manifestações culturais.

3. Jogo de Memória com Personagens Folclóricos

Desenvolver um jogo de memória utilizando cartas com imagens e nomes de personagens do folclore é uma forma divertida de aprender. Os alunos podem trabalhar em duplas ou grupos, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a identificação de informações em diferentes contextos.

4. Dança das Lendas

Os alunos podem pesquisar e apresentar danças relacionadas a lendas folclóricas, como a dança do Boi Bumbá. Essa atividade promove a valorização da cultura popular e a expressão corporal, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR02, que propõe a vivência de diferentes linguagens artísticas.

5. Criação de um Livro de Folclore

Os alunos podem coletar histórias folclóricas e ilustrá-las, criando um livro coletivo. Essa atividade estimula a leitura e a escrita, além de promover a pesquisa sobre o folclore. A habilidade BNCC EF15LP03 é contemplada, pois envolve a produção de textos de diferentes gêneros.

6. Mapa do Folclore Brasileiro

Os alunos podem criar um mapa do Brasil destacando as regiões e suas respectivas lendas e mitos. Essa atividade promove o conhecimento geográfico e cultural, alinhando-se à habilidade BNCC EF15GE01, que propõe a identificação de aspectos culturais e sociais do Brasil.

7. Teatro de Sombras

Utilizando recortes de papel e uma fonte de luz, os alunos podem encenar histórias folclóricas em um teatro de sombras. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover o trabalho em equipe. A habilidade BNCC EF15AR03 é aplicada, incentivando a criação e a apreciação de diferentes formas de arte.

8. Música e Folclore

Os alunos podem pesquisar e apresentar músicas folclóricas, como “Asa Branca” ou “A Canoa Virou”. Essa atividade promove a apreciação musical e o conhecimento cultural, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR04, que propõe a vivência e a apreciação de diferentes manifestações artísticas.

9. Caça ao Tesouro Folclórico

Organizar uma caça ao tesouro com pistas relacionadas a personagens e histórias do folclore é uma forma lúdica de aprender. Os alunos devem resolver enigmas e encontrar objetos que representem as lendas. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a interpretação de textos e a resolução de problemas.

10. Exposição de Artesanato Folclórico

Os alunos podem criar peças de artesanato inspiradas no folclore, como bonecos de pano ou máscaras. Essa atividade promove a valorização das tradições culturais e o desenvolvimento de habilidades manuais, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR05, que propõe a criação e a apreciação de diferentes formas de arte.