15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o folclore 3º ano

1. Contação de Histórias Folclóricas

Uma atividade que envolve a contação de histórias é uma excelente forma de introduzir os alunos ao folclore brasileiro. Os professores podem selecionar contos populares, como “O Saci Pererê” ou “A Iara”, e realizar uma leitura dramatizada. Essa atividade estimula a imaginação e a criatividade dos alunos, além de promover a oralidade e a escuta ativa. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches que representem personagens do folclore, como o Curupira ou a Mula Sem Cabeça. Utilizando materiais recicláveis, essa atividade incentiva a criatividade e o trabalho em equipe. Após a confecção, os alunos podem apresentar pequenas peças teatrais, promovendo a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR01.

3. Mapa do Folclore Brasileiro

Os alunos podem desenvolver um mapa do Brasil destacando as regiões e os personagens folclóricos de cada uma delas. Essa atividade pode ser realizada em grupos, onde cada grupo pesquisa e apresenta suas descobertas sobre o folclore local. Habilidade BNCC: EF15GE01.

4. Música e Dança Folclórica

Incorporar músicas e danças folclóricas nas aulas é uma maneira divertida de ensinar sobre a cultura brasileira. Os alunos podem aprender danças como o Frevo ou a Quadrilha, além de cantar canções populares. Essa atividade promove a interação e o respeito pela diversidade cultural. Habilidade BNCC: EF15AR02.

5. Jogo de Perguntas e Respostas

Um jogo de perguntas e respostas sobre o folclore pode ser uma forma lúdica de revisar o conteúdo. Os alunos podem se dividir em equipes e responder a perguntas sobre personagens, histórias e tradições folclóricas. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a competição saudável. Habilidade BNCC: EF15LP02.

6. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos baseadas em contos folclóricos. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de escrita, além de permitir que os alunos explorem a narrativa visual. Habilidade BNCC: EF15LP03.

7. Exposição de Artesanato Folclórico

Os alunos podem pesquisar e criar peças de artesanato inspiradas no folclore, como bonecos de pano ou objetos decorativos. Em seguida, podem organizar uma exposição na escola para apresentar suas criações, promovendo a valorização da cultura popular. Habilidade BNCC: EF15AR03.

8. Oficina de Culinária Típica

Uma oficina de culinária pode ser uma forma deliciosa de ensinar sobre o folclore. Os alunos podem preparar pratos típicos de diferentes regiões do Brasil, como o pão de queijo ou a pamonha, enquanto aprendem sobre as tradições culinárias. Habilidade BNCC: EF15CI01.

9. Pesquisa sobre Lendas Locais

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre lendas e mitos locais, entrevistando familiares ou moradores da comunidade. Essa atividade promove a valorização da cultura local e o desenvolvimento de habilidades de pesquisa. Habilidade BNCC: EF15LP04.

10. Criação de um Livro Coletivo

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um livro coletivo sobre o folclore, onde cada um contribui com uma história, ilustração ou poema. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade, além de resultar em um produto final que pode ser compartilhado com a comunidade escolar. Habilidade BNCC: EF15LP05.