15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o filme Vida de Inseto

1. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos baseadas no filme “Vida de Inseto”. Essa atividade estimula a criatividade e a interpretação de personagens. Os alunos devem escolher uma cena do filme e recontá-la em quadrinhos, utilizando diálogos e ilustrações. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01 da BNCC, que aborda a produção de textos em diferentes formatos.

2. Debate sobre Trabalho em Equipe

Após assistir ao filme, os alunos podem participar de um debate sobre a importância do trabalho em equipe, como demonstrado pelos personagens. Essa atividade promove habilidades de argumentação e escuta ativa, alinhando-se à habilidade EF15LP02 da BNCC, que trata da construção de argumentações.

3. Análise de Personagens

Os alunos devem escolher um personagem do filme e realizar uma análise detalhada, incluindo suas características, motivações e evolução ao longo da trama. Essa atividade desenvolve a capacidade de análise crítica e interpretação de texto, conforme a habilidade EF15LP03 da BNCC.

4. Produção de Vídeo

Os alunos podem criar um vídeo curto recontando a história do filme ou apresentando uma nova perspectiva sobre os eventos. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de tecnologia, alinhando-se à habilidade EF15LP04 da BNCC, que envolve a produção de conteúdos multimídia.

5. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre o filme, abordando temas como personagens, enredo e lições aprendidas. Essa atividade promove o trabalho em grupo e a revisão de conteúdo, alinhando-se à habilidade EF15LP05 da BNCC, que trata da interação em situações de comunicação.

6. Criação de um Diário de Bordo

Cada aluno pode criar um diário de bordo do ponto de vista de um inseto do filme, descrevendo suas experiências e desafios. Essa atividade estimula a empatia e a escrita criativa, alinhando-se à habilidade EF15LP06 da BNCC, que envolve a produção de textos narrativos.

7. Mapa Conceitual

Os alunos podem elaborar um mapa conceitual sobre os temas principais do filme, como amizade, coragem e superação. Essa atividade ajuda a organizar ideias e relacionar conceitos, alinhando-se à habilidade EF15LP07 da BNCC, que trata da representação de informações.

8. Estudo de Ecossistemas

Os alunos podem investigar os diferentes ecossistemas apresentados no filme e discutir a importância da biodiversidade. Essa atividade promove a pesquisa e o conhecimento sobre meio ambiente, alinhando-se à habilidade EF02CI01 da BNCC, que aborda a diversidade dos seres vivos.

9. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre os insetos do filme, destacando suas características e funções no ecossistema. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF02CI02 da BNCC, que envolve a produção de textos informativos.

10. Dramatização de Cenas

Os alunos podem escolher cenas do filme para dramatizar em sala de aula, explorando a atuação e a expressão corporal. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e trabalho em grupo, alinhando-se à habilidade EF15AR01 da BNCC, que trata da expressão artística.