15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o Dia do Trabalho para educação infantil

1. Criação de Cartazes sobre Profissões

Os alunos podem criar cartazes que representem diferentes profissões, utilizando recortes de revistas, desenhos e colagens. Essa atividade estimula a criatividade e o reconhecimento das diversas funções no mercado de trabalho. Habilidade BNCC: EI03CG02.

2. Teatro de Fantoches

Os alunos podem montar um teatro de fantoches onde cada um representa uma profissão. Essa atividade promove a expressão oral e a compreensão das funções sociais de cada trabalho. Habilidade BNCC: EI03EF01.

3. Jogo de Memória das Profissões

Crie um jogo de memória com imagens de diferentes profissões e suas ferramentas. Essa atividade ajuda a desenvolver a memória e o conhecimento sobre o mundo do trabalho. Habilidade BNCC: EI03EF03.

4. Entrevista com Profissionais

Convide profissionais de diversas áreas para falar sobre suas experiências. Os alunos podem preparar perguntas e aprender sobre as trajetórias de cada um. Habilidade BNCC: EI03EF02.

5. Desenho de Profissões

Peça para as crianças desenharem o que querem ser quando crescer. Essa atividade incentiva a reflexão sobre o futuro e as aspirações de cada um. Habilidade BNCC: EI03CG01.

6. Mapa das Profissões

Os alunos podem criar um mapa que mostre as profissões que existem na comunidade. Essa atividade estimula a pesquisa e o reconhecimento do entorno. Habilidade BNCC: EI03ET01.

7. Roda de Conversa sobre Trabalho

Promova uma roda de conversa onde as crianças podem compartilhar o que sabem sobre profissões e o que gostariam de aprender. Essa atividade desenvolve a comunicação e o respeito à diversidade de opiniões. Habilidade BNCC: EI03EF04.

8. Música sobre Profissões

Crie uma música ou paródia sobre diferentes profissões. Essa atividade estimula a criatividade e a musicalidade, além de facilitar a memorização das informações. Habilidade BNCC: EI03EF05.

9. Construção de Maquetes

Os alunos podem construir maquetes que representem locais de trabalho, como hospitais, escolas e escritórios. Essa atividade promove o trabalho em grupo e a compreensão dos espaços de trabalho. Habilidade BNCC: EI03ET02.

10. Dia do Trabalho: Celebração das Profissões

Organize uma festa temática onde cada aluno se vista de uma profissão e apresente o que aprendeu. Essa atividade promove a valorização do trabalho e a interação social. Habilidade BNCC: EI03EF06.

11. Livro de Histórias de Profissões

Os alunos podem criar um livro coletivo com histórias sobre diferentes profissões, ilustrando e escrevendo sobre o que aprenderam. Habilidade BNCC: EI03LP01.

12. Experiência Prática em Profissões

Realize uma visita a um local de trabalho, como uma fábrica ou um hospital, para que as crianças vejam na prática como funciona uma profissão. Habilidade BNCC: EI03EF03.

13. Atividade de Classificação de Profissões

Peça para os alunos classificarem as profissões em diferentes categorias, como saúde, educação, tecnologia, entre outras. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a organização de informações. Habilidade BNCC: EI03EF01.

14. Criação de Cartões de Agradecimento

Os alunos podem criar cartões de agradecimento para os profissionais que visitaram a escola, reconhecendo a importância de cada um. Habilidade BNCC: EI03EF04.

15. Apresentação de Profissões em Grupo

Divida a turma em grupos e peça que cada um estude e apresente uma profissão específica, utilizando recursos visuais e orais. Habilidade BNCC: EI03EF02.