15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o Dia de Tiradentes educação infantil

1. Contação de História sobre Tiradentes

Inicie a atividade com uma contação de história sobre a vida de Tiradentes, destacando sua importância na Inconfidência Mineira. Utilize fantoches ou ilustrações para tornar a narrativa mais envolvente. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC (EF15HI01), que aborda a valorização de figuras históricas.

2. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes que representem a vida e os feitos de Tiradentes. Essa atividade estimula a criatividade e a pesquisa, além de desenvolver a habilidade de comunicação visual. A habilidade BNCC correspondente é (EF15AR01), que trata da produção de arte visual.

3. Jogo da Memória

Desenvolva um jogo da memória com figuras e informações sobre Tiradentes e a Inconfidência Mineira. Os alunos devem encontrar os pares corretos, aprendendo sobre a história de forma lúdica. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC (EF15HI02), que incentiva a pesquisa histórica.

4. Dramatização

Organize uma dramatização onde os alunos representam momentos importantes da vida de Tiradentes. Essa atividade promove a expressão corporal e a empatia, além de reforçar a habilidade BNCC (EF15AR02), que envolve a interpretação de personagens.

5. Mapa Conceitual

Os alunos podem criar um mapa conceitual sobre a Inconfidência Mineira, incluindo Tiradentes como figura central. Essa atividade ajuda na organização do conhecimento e na compreensão das relações históricas, alinhando-se à habilidade BNCC (EF15HI03).

6. Pesquisa em Grupo

Divida a turma em grupos e peça que cada um pesquise um aspecto da vida de Tiradentes, como sua infância, sua luta pela liberdade ou seu legado. Após a pesquisa, cada grupo apresenta suas descobertas. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC (EF15HI04).

7. Produção de Poemas

Estimule os alunos a escreverem poemas sobre Tiradentes, utilizando rimas e versos que expressem seus sentimentos em relação à liberdade e à justiça. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC (EF15LP01), que envolve a produção de textos poéticos.

8. Visita a Museu Virtual

Realize uma visita a um museu virtual que tenha exposições sobre a Inconfidência Mineira e Tiradentes. Os alunos podem fazer anotações e discutir o que aprenderam. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC (EF15HI05), que incentiva a exploração de fontes históricas.

9. Criação de Linha do Tempo

Os alunos podem criar uma linha do tempo com os principais eventos da vida de Tiradentes e da Inconfidência Mineira. Essa atividade ajuda a entender a cronologia dos fatos e está alinhada à habilidade BNCC (EF15HI06).

10. Debate sobre Liberdade

Promova um debate em sala de aula sobre o significado de liberdade, utilizando a figura de Tiradentes como ponto de partida. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação, conectando-se à habilidade BNCC (EF15LP02).