15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o Dia de Tiradentes

A primeira atividade proposta é a pesquisa sobre a vida de Tiradentes. Os alunos podem ser divididos em grupos e cada grupo ficará responsável por investigar um aspecto da vida do mártir da Inconfidência Mineira, como sua infância, formação, participação na Inconfidência e sua execução. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15HI01, que envolve a pesquisa e análise de informações históricas.

A segunda ideia é a criação de uma linha do tempo que represente os principais eventos da Inconfidência Mineira, incluindo a execução de Tiradentes. Os alunos podem utilizar cartolina, canetas coloridas e outros materiais para ilustrar os eventos. Essa atividade atende à habilidade EF15HI02, que trata da organização de informações em diferentes formatos.

A terceira atividade consiste em dramatizações. Os alunos podem encenar momentos importantes da vida de Tiradentes e da Inconfidência, promovendo uma reflexão sobre o significado da luta pela liberdade. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR01, que envolve a expressão artística e a interpretação de textos.

A quarta ideia é a produção de um mural colaborativo. Os alunos podem criar um mural que represente a importância de Tiradentes para a história do Brasil, utilizando recortes de jornais, imagens e textos informativos. Essa atividade se alinha à habilidade EF15AR02, que envolve a criação de obras artísticas a partir de diferentes materiais.

A quinta atividade é a elaboração de um debate sobre a relevância da Inconfidência Mineira nos dias atuais. Os alunos podem se dividir em grupos e apresentar argumentos a favor e contra a ideia de liberdade e independência. Essa atividade atende à habilidade EF15HI03, que envolve a argumentação e a construção de opiniões fundamentadas.

A sexta ideia é a criação de um podcast. Os alunos podem gravar um episódio discutindo a vida de Tiradentes e a Inconfidência, utilizando recursos de áudio e edição. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a produção de textos orais e a utilização de tecnologias digitais.

A sétima atividade é a confecção de um livro de receitas da época colonial, onde os alunos podem pesquisar e elaborar pratos típicos do período em que Tiradentes viveu. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15CI01, que envolve a pesquisa sobre hábitos alimentares e culturais.

A oitava ideia é a visita a um museu ou centro histórico que aborde a Inconfidência Mineira. Os alunos podem fazer um relatório sobre a visita, destacando os principais aprendizados. Essa atividade atende à habilidade EF15HI04, que envolve a observação e análise de espaços históricos.

A nona atividade é a criação de um jogo de perguntas e respostas sobre a vida de Tiradentes e a Inconfidência. Os alunos podem elaborar as perguntas e, em seguida, jogar em sala de aula. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP02, que envolve a produção de textos e a interação em grupo.

Por fim, a décima atividade é a produção de uma carta fictícia escrita por Tiradentes, onde ele expressa seus sentimentos e pensamentos sobre a luta pela liberdade. Os alunos podem usar a criatividade para desenvolver a carta, que se relaciona à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos escritos em diferentes formatos.