15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o dia das mães educação infantil

1. Cartão de Dia das Mães

Uma atividade simples e significativa é a confecção de cartões personalizados para o Dia das Mães. As crianças podem utilizar papel colorido, canetinhas, adesivos e outros materiais para criar cartões que expressem seu amor e gratidão. Essa atividade desenvolve a coordenação motora fina e a criatividade, além de promover a afetividade. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Poema para Mãe

Os alunos podem ser incentivados a escrever pequenos poemas ou mensagens para suas mães. Essa atividade estimula a expressão verbal e a criatividade, além de promover a reflexão sobre a importância da figura materna. Os poemas podem ser lidos em sala, promovendo um momento de compartilhamento e valorização. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Mural das Mães

Os alunos podem criar um mural coletivo com fotos e desenhos que representem suas mães. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a valorização da diversidade familiar. Além disso, o mural pode ser exposto na escola, promovendo um ambiente acolhedor e afetivo. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Culinária: Bolo para Mãe

Uma atividade prática e divertida é a confecção de um bolo simples que as crianças poderão levar para suas mães. Essa atividade envolve a matemática (medidas), a ciência (reação dos ingredientes) e a cultura (tradições culinárias). As crianças podem decorar o bolo com mensagens ou desenhos com cobertura. Habilidade BNCC: EF15MA03.

5. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar um pequeno teatro de fantoches onde representam histórias sobre mães. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão corporal e a oralidade. As crianças podem apresentar suas histórias para as mães em um evento especial. Habilidade BNCC: EF15AR02.

6. Desenho da Mãe

Uma atividade clássica é o desenho da mãe. As crianças podem desenhar suas mães em situações do dia a dia, como brincando, cozinhando ou lendo. Essa atividade estimula a observação e a representação gráfica, além de promover a autoexpressão. Habilidade BNCC: EF15AR03.

7. Música para Mãe

Os alunos podem aprender uma música que homenageie as mães e apresentá-la em um evento especial. Essa atividade desenvolve habilidades musicais e promove a valorização da cultura. As crianças podem até criar uma coreografia para acompanhar a música. Habilidade BNCC: EF15AR04.

8. Entrevista com a Mãe

Os alunos podem realizar uma entrevista com suas mães, perguntando sobre suas histórias, sonhos e desafios. Essa atividade promove a valorização da história familiar e o desenvolvimento da habilidade de escuta. Os alunos podem apresentar as respostas em sala de aula. Habilidade BNCC: EF15LP03.

9. Caixa de Memórias

As crianças podem criar uma caixa de memórias, onde colocam objetos que representam momentos especiais com suas mães. Essa atividade estimula a reflexão sobre a afetividade e a construção de memórias. As crianças podem compartilhar suas caixas com os colegas. Habilidade BNCC: EF15LP04.

10. Jogo da Memória das Mães

Os alunos podem criar um jogo da memória com fotos de suas mães e objetos que elas gostam. Essa atividade desenvolve a memória e a concentração, além de promover a interação entre os alunos. O jogo pode ser utilizado em sala de aula para reforçar o aprendizado. Habilidade BNCC: EF15MA04.