15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o Dia da Mentira

1. Criação de Histórias Engraçadas

Os alunos podem criar histórias curtas e engraçadas que incluam elementos fictícios e absurdos, promovendo a criatividade e o senso de humor. Essa atividade pode ser realizada em grupos, onde cada grupo apresenta sua história para a turma. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogo da Verdade ou Mentira

Os alunos devem escrever três afirmações sobre si mesmos, sendo duas verdadeiras e uma falsa. Os colegas devem adivinhar qual é a mentira. Essa atividade estimula a interação social e o desenvolvimento da argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Produção de Cartazes de Desinformação

Os estudantes podem criar cartazes que contenham informações falsas sobre temas variados, como saúde ou meio ambiente, e depois debater sobre a importância de verificar fontes. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Debate sobre Fake News

Promova um debate em sala de aula sobre o impacto das fake news na sociedade. Os alunos podem pesquisar casos reais e discutir as consequências da desinformação. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Criação de Vídeos Engraçados

Os alunos podem produzir vídeos curtos com pegadinhas ou situações engraçadas, utilizando a tecnologia para expressar suas ideias. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Jogo de Perguntas e Respostas

Organize um jogo de perguntas e respostas onde os alunos devem identificar se as afirmações são verdadeiras ou falsas. Essa atividade ajuda a desenvolver o pensamento crítico e a análise de informações. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Análise de Mídia

Os alunos podem analisar diferentes tipos de mídia (jornais, redes sociais, etc.) para identificar informações enganosas e discutir como isso afeta a percepção pública. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Criação de Quadrinhos

Os estudantes podem criar quadrinhos que retratem situações engraçadas ou absurdas relacionadas ao Dia da Mentira, estimulando a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Contação de Histórias com Mentiras

Os alunos podem contar histórias onde devem incluir mentiras de forma criativa, e os colegas devem identificar as partes falsas. Essa atividade promove a escuta ativa e a análise crítica. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de Jogos de Tabuleiro

Os alunos podem desenvolver um jogo de tabuleiro com perguntas sobre o Dia da Mentira e suas tradições, promovendo o aprendizado lúdico e a colaboração. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Discussão sobre Ética e Mentiras

Promova uma discussão sobre a ética de contar mentiras, mesmo em situações consideradas inofensivas, e como isso pode afetar relacionamentos. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Criação de Músicas Engraçadas

Os alunos podem compor músicas que abordem o tema do Dia da Mentira de forma divertida, estimulando a criatividade musical e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Oficina de Teatro

Os estudantes podem encenar pequenas peças de teatro que envolvam mentiras e verdades, explorando a atuação e a interpretação de personagens. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Criação de Memes

Os alunos podem criar memes que abordem o Dia da Mentira, utilizando humor e crítica social, promovendo a criatividade digital. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Reflexão sobre a Verdade

Por fim, os alunos podem escrever uma redação reflexiva sobre a importância da verdade e como as mentiras podem impactar a vida das pessoas. Habilidade BNCC: EF15LP15.