15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o ciclo da água

1. Experimento do Ciclo da Água

Realizar um experimento simples em sala de aula, utilizando uma jarra de vidro, água, um prato e um pedaço de plástico filme. Coloque água na jarra, cubra com o plástico e coloque um peso leve no centro. Aqueça a jarra com luz solar e observe a condensação. Essa atividade aborda a habilidade CIÊNCIAS – 3º ano – (EF03CI01), que envolve a observação de fenômenos naturais.

2. Mapa Conceitual do Ciclo da Água

Os alunos podem criar um mapa conceitual em grupos, ilustrando as etapas do ciclo da água: evaporação, condensação, precipitação e infiltração. Essa atividade estimula a habilidade HABILIDADES – 4º ano – (EF04CI02), que trata da organização de informações em diagramas.

3. Jogo de Memória do Ciclo da Água

Desenvolver um jogo de memória com cartões que representem as diferentes fases do ciclo da água. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes. Essa atividade está alinhada à habilidade HABILIDADES – 5º ano – (EF05CI03), que envolve a identificação de relações entre fenômenos.

4. Criação de um Diário da Água

Pedir aos alunos que mantenham um diário por uma semana, registrando a quantidade de água utilizada em suas casas. Essa atividade promove a reflexão sobre o consumo de água e está ligada à habilidade HABILIDADES – 6º ano – (EF06CI04), que envolve a análise de dados e informações.

5. Teatro sobre o Ciclo da Água

Os alunos podem criar uma peça de teatro que represente o ciclo da água, atribuindo personagens a cada fase. Essa atividade estimula a criatividade e está alinhada à habilidade HABILIDADES – 7º ano – (EF07CI05), que envolve a expressão artística e cultural.

6. Experiência de Filtragem de Água

Realizar uma atividade prática onde os alunos filtram água suja usando materiais como areia, carvão e algodão. Essa experiência está relacionada à habilidade HABILIDADES – 8º ano – (EF08CI06), que envolve a compreensão de processos de purificação da água.

7. Painel Interativo do Ciclo da Água

Os alunos podem criar um painel interativo utilizando materiais recicláveis, representando as etapas do ciclo da água. Essa atividade promove a habilidade HABILIDADES – 9º ano – (EF09CI07), que envolve a construção de modelos e representações.

8. Estudo de Caso: Rios e Lagos

Realizar um estudo de caso sobre a importância dos rios e lagos na manutenção do ciclo da água, discutindo as consequências da poluição. Essa atividade está alinhada à habilidade HABILIDADES – 10º ano – (EF10CI08), que envolve a análise crítica de problemas ambientais.

9. Experiência de Evaporação

Os alunos podem realizar uma experiência para observar a evaporação da água em diferentes temperaturas. Essa atividade está relacionada à habilidade HABILIDADES – 11º ano – (EF11CI09), que envolve a investigação de fenômenos físicos.

10. Debate sobre Conservação da Água

Promover um debate em sala de aula sobre a importância da conservação da água e as práticas sustentáveis. Essa atividade estimula a habilidade HABILIDADES – 12º ano – (EF12CI10), que envolve a argumentação e a defesa de pontos de vista.