15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o carnaval para o ensino fundamental

1. Criação de Máscaras de Carnaval

Os alunos podem criar suas próprias máscaras de carnaval utilizando materiais recicláveis, como papelão, tintas e glitter. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover a consciência ambiental. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Pesquisa sobre a História do Carnaval

Os estudantes devem realizar uma pesquisa sobre a origem e a evolução do carnaval no Brasil. Essa atividade pode ser feita em grupos, onde cada grupo apresenta suas descobertas para a turma. Habilidade BNCC: EF15HI01.

3. Oficina de Danças de Carnaval

Promova uma oficina de danças típicas de carnaval, como samba, frevo e maracatu. Os alunos podem aprender os passos básicos e, em seguida, apresentar uma coreografia para a turma. Habilidade BNCC: EF15EF01.

4. Confecção de Fantasias

Os alunos podem criar fantasias utilizando tecidos e outros materiais. Essa atividade pode incluir a pesquisa sobre diferentes estilos de fantasias ao longo da história do carnaval. Habilidade BNCC: EF15AR02.

5. Produção de um Jornal do Carnaval

Os alunos podem produzir um jornal escolar especial sobre o carnaval, incluindo notícias, entrevistas e reportagens sobre as festividades. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e pesquisa. Habilidade BNCC: EF15LP01.

6. Criação de um Desfile de Carnaval

Organize um desfile de carnaval na escola, onde os alunos podem apresentar suas fantasias e máscaras. Essa atividade promove a interação social e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF02.

7. Estudo das Músicas de Carnaval

Os alunos podem estudar as letras e a história das músicas de carnaval, analisando seus significados e contextos sociais. Essa atividade pode incluir a criação de uma paródia. Habilidade BNCC: EF15LP02.

8. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes que promovam a importância do carnaval e suas tradições. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão visual. Habilidade BNCC: EF15AR03.

9. Jogos e Brincadeiras de Carnaval

Organize uma tarde de jogos e brincadeiras típicas de carnaval, como corrida de sacos e dança das cadeiras. Essa atividade promove a diversão e a socialização entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15EF03.

10. Debate sobre a Cultura do Carnaval

Promova um debate sobre a importância cultural do carnaval no Brasil, abordando temas como diversidade, inclusão e identidade. Essa atividade desenvolve habilidades de argumentação e respeito às opiniões alheias. Habilidade BNCC: EF15CI01.

11. Criação de um Livro de Receitas de Comidas de Carnaval

Os alunos podem pesquisar e compilar receitas de comidas típicas de carnaval, como feijoada e bolinho de bacalhau. Essa atividade pode incluir uma degustação. Habilidade BNCC: EF15LP03.

12. Análise de Figurinos de Carnaval

Os alunos podem estudar e analisar os figurinos de diferentes escolas de samba, discutindo os elementos que compõem cada fantasia. Habilidade BNCC: EF15AR04.

13. Criação de um Blog sobre Carnaval

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas experiências e aprendizados sobre o carnaval, incluindo fotos e relatos. Essa atividade desenvolve habilidades digitais e de escrita. Habilidade BNCC: EF15LP04.

14. Apresentação de Teatro sobre o Carnaval

Os alunos podem criar e apresentar uma peça de teatro que conte a história do carnaval, incluindo personagens e enredos típicos. Habilidade BNCC: EF15AR05.

15. Visita a um Bloco de Carnaval

Organize uma visita a um bloco de carnaval local, onde os alunos possam vivenciar a festa e entender sua importância cultural. Essa atividade promove a aprendizagem prática e a vivência cultural. Habilidade BNCC: EF15CI02.