15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o alfabeto na educação infantil

1. Caça-Palavras do Alfabeto

Uma atividade divertida que envolve a criação de um caça-palavras com as letras do alfabeto. Os alunos devem encontrar as letras em uma grade, promovendo o reconhecimento das letras e sua disposição. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que aborda o reconhecimento e a produção de letras.

2. Jogo da Memória com Letras

Utilizando cartões com letras do alfabeto, os alunos jogam um jogo da memória. Cada par de cartões deve conter a mesma letra, e o objetivo é encontrar os pares. Essa atividade estimula a memória e o reconhecimento das letras, atendendo à habilidade BNCC EF15LP02.

3. Alfabeto Móvel

Os alunos recebem letras recortadas em papel ou cartolina e devem formar palavras simples. Essa atividade permite que as crianças explorem a formação de palavras e o som das letras, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP03, que trata da leitura e escrita de palavras.

4. Desenho das Letras

Cada aluno escolhe uma letra do alfabeto e a ilustra de forma criativa, associando-a a uma palavra que comece com essa letra. Essa atividade estimula a criatividade e a associação de sons e letras, conforme a habilidade BNCC EF15LP04.

5. Música do Alfabeto

Os alunos aprendem uma canção que inclui todas as letras do alfabeto. Essa atividade ajuda na memorização das letras de forma lúdica e divertida, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a apreciação musical e a linguagem oral.

6. Alfabeto em Movimento

Os alunos devem representar as letras do alfabeto com seus corpos, criando formas e movimentos que correspondam a cada letra. Essa atividade promove a expressão corporal e a identificação das letras, em conformidade com a habilidade BNCC EF15LP06.

7. Bingo do Alfabeto

Os alunos jogam bingo utilizando cartões com letras. O professor chama as letras e os alunos marcam em seus cartões. Essa atividade é excelente para reforçar o reconhecimento das letras, atendendo à habilidade BNCC EF15LP07.

8. Alfabeto Sensorial

Criar letras em diferentes texturas (como papel de lixa, algodão, etc.) para que os alunos possam tocar e sentir. Essa atividade estimula o aprendizado sensorial e a identificação das letras, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP08.

9. Histórias com Letras

Os alunos criam pequenas histórias utilizando palavras que começam com uma letra específica. Essa atividade estimula a criatividade e a construção de narrativas, conforme a habilidade BNCC EF15LP09, que aborda a produção textual.

10. Alfabeto em Grupo

Os alunos se organizam em grupos e cada grupo representa uma letra do alfabeto, formando uma palavra. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a colaboração, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP10, que envolve a interação social e a comunicação.