15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre números ordinais 2º ano

1. Jogo da Memória com Números Ordinais

Crie um jogo da memória utilizando cartões que contenham números ordinais e suas representações em palavras. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, como “primeiro” e “1º”. Essa atividade estimula a memorização e a compreensão dos números ordinais de maneira lúdica. Habilidade BNCC: (EF02MA06).

2. Corrida dos Números Ordinais

Organize uma corrida onde os alunos devem se posicionar de acordo com a ordem dos números ordinais. Por exemplo, o aluno que representa o “terceiro” deve ficar na terceira posição. Essa atividade promove a movimentação e a interação entre os alunos, além de fixar o conceito de ordem. Habilidade BNCC: (EF02MA06).

3. Sequência de Objetos

Peça aos alunos que organizem uma sequência de objetos (como brinquedos ou materiais escolares) utilizando números ordinais. Eles devem descrever a posição de cada objeto, como “o segundo objeto é uma bola”. Essa atividade ajuda na visualização e na prática do conceito de ordem. Habilidade BNCC: (EF02MA06).

4. Histórias em Quadrinhos com Números Ordinais

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos onde os personagens realizam ações em ordens específicas. Por exemplo, “O primeiro personagem foi ao parque, o segundo foi à escola”. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação dos números ordinais em contextos narrativos. Habilidade BNCC: (EF02LP02).

5. Bingo dos Números Ordinais

Monte um bingo onde os alunos devem marcar os números ordinais que são chamados. Essa atividade é divertida e permite que os alunos pratiquem a identificação e a escrita dos números ordinais de forma interativa. Habilidade BNCC: (EF02MA06).

6. Cartazes de Números Ordinais

Os alunos podem criar cartazes ilustrativos com os números ordinais, utilizando desenhos e colagens. Cada cartaz deve conter a representação numérica e a forma escrita do número ordinal. Essa atividade desenvolve a habilidade artística e a compreensão visual dos conceitos. Habilidade BNCC: (EF02AR01).

7. Música dos Números Ordinais

Crie uma música ou rima que inclua números ordinais. Os alunos podem cantar e dançar, associando a música ao aprendizado dos números ordinais. Essa atividade torna o aprendizado mais dinâmico e divertido. Habilidade BNCC: (EF02AR02).

8. Atividade de Classificação

Proponha uma atividade onde os alunos devem classificar diferentes itens (como frutas ou animais) utilizando números ordinais. Por exemplo, “A maçã é a primeira, a banana é a segunda”. Essa atividade ajuda a fixar a noção de ordem e classificação. Habilidade BNCC: (EF02MA06).

9. Jogo de Tabuleiro com Números Ordinais

Crie um jogo de tabuleiro onde os alunos avançam casas de acordo com números ordinais. Cada casa pode ter uma pergunta ou desafio relacionado ao tema. Essa atividade promove a interação e a aplicação prática dos números ordinais. Habilidade BNCC: (EF02MA06).

10. Desenho da Ordem

Peça aos alunos que desenhem uma cena que represente uma ordem específica, como “o primeiro a chegar é o gato, o segundo é o cachorro”. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão do conceito de ordem em um contexto visual. Habilidade BNCC: (EF02AR01).

11. Caça ao Tesouro com Números Ordinais

Organize uma caça ao tesouro onde as pistas estejam numeradas com ordinais. Os alunos devem seguir as pistas na ordem correta para encontrar o tesouro. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a aplicação prática dos números ordinais. Habilidade BNCC: (EF02MA06).

12. Roda de Conversa sobre Ordinais

Realize uma roda de conversa onde os alunos compartilham experiências que envolvem números ordinais, como “o primeiro dia de aula” ou “o segundo aniversário”. Essa atividade estimula a oralidade e a reflexão sobre o uso dos números ordinais no cotidiano. Habilidade BNCC: (EF02LP02).

13. Atividade de Leitura com Números Ordinais

Selecione um texto que contenha números ordinais e peça aos alunos que identifiquem e leiam em voz alta as partes que mencionam esses números. Essa atividade desenvolve a habilidade de leitura e a compreensão do texto. Habilidade BNCC: (EF02LP03).

14. Criação de um Livro de Números Ordinais

Os alunos podem criar um pequeno livro ilustrado onde cada página representa um número ordinal, com desenhos e frases que descrevem a ordem. Essa atividade estimula a escrita e a criatividade. Habilidade BNCC: (EF02LP02).

15. Jogo de Adivinhação com Números Ordinais

Os alunos devem adivinhar a posição de objetos ou personagens em uma sequência, utilizando números ordinais. Por exemplo, “Quem é o terceiro a chegar?”. Essa atividade promove a interação e a fixação do conceito de ordem. Habilidade BNCC: (EF02MA06).