15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre numerais

1. Jogo da Memória com Números

Crie um jogo da memória utilizando cartões com números e quantidades correspondentes. Os alunos devem encontrar os pares, desenvolvendo a habilidade de reconhecimento numérico e a noção de quantidade. Essa atividade está alinhada à habilidade EF01MA01 da BNCC, que aborda a leitura e a escrita de números.

2. Contagem de Objetos

Proponha que os alunos tragam objetos de casa para a sala de aula e realizem a contagem em grupo. Essa atividade estimula a interação e a prática da contagem, além de desenvolver a habilidade EF01MA02, que envolve a contagem de até 20 objetos.

3. Criação de Gráficos

Utilize dados coletados da contagem de objetos para criar gráficos simples. Os alunos podem desenhar gráficos de barras ou pictogramas, promovendo a habilidade EF01MA03, que trata da representação de dados de forma visual.

4. Jogos de Tabuleiro com Números

Desenvolva um jogo de tabuleiro onde os alunos avancem casas de acordo com a rolagem de dados. Essa atividade promove a prática da adição e subtração, alinhando-se à habilidade EF01MA04, que envolve operações com números até 20.

5. Atividades de Sequência Numérica

Proponha exercícios onde os alunos devem completar sequências numéricas, como 1, 2, ___, 4, 5. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade EF01MA05, que trata da identificação e construção de sequências numéricas.

6. Contagem Rítmica

Realize atividades de contagem rítmica, onde os alunos contam em voz alta enquanto batem palmas ou pulam. Essa prática ajuda a internalizar a sequência numérica e está alinhada à habilidade EF01MA06, que envolve a contagem oral.

7. Bingo dos Números

Crie um bingo utilizando números. Os alunos devem marcar os números sorteados em suas cartelas. Essa atividade é divertida e ajuda a reforçar o reconhecimento numérico, alinhando-se à habilidade EF01MA07, que envolve a leitura e a escrita de números.

8. Histórias com Números

Peça aos alunos que criem pequenas histórias que envolvam números, como “Eu tenho 3 maçãs e meu amigo tem 2”. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão numérica, alinhando-se à habilidade EF01MA08, que trata da contextualização de números em narrativas.

9. Caça ao Tesouro Numérico

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar objetos numerados pela sala. Cada objeto encontrado deve ser contado e registrado. Essa atividade promove a habilidade EF01MA09, que envolve a contagem e a organização de informações.

10. Criação de Cartazes com Números

Peça aos alunos que criem cartazes ilustrativos com números e quantidades, utilizando desenhos ou colagens. Essa atividade promove a expressão artística e a compreensão numérica, alinhando-se à habilidade EF01MA10, que envolve a representação de números de forma criativa.

11. Música e Números

Utilize músicas que incluam números e faça atividades de contagem junto com a letra. Os alunos podem cantar e contar ao mesmo tempo, promovendo a habilidade EF01MA11, que envolve a contagem em contextos lúdicos.

12. Desenho de Números

Peça aos alunos que desenhem números de forma criativa, utilizando diferentes materiais. Essa atividade ajuda a desenvolver a motricidade fina e a familiaridade com os números, alinhando-se à habilidade EF01MA12, que trata da escrita de números.

13. Jogos Digitais de Números

Utilize aplicativos ou jogos digitais que envolvam números e operações matemáticas. Os alunos podem jogar em grupos, promovendo a habilidade EF01MA13, que envolve o uso de tecnologias para a aprendizagem numérica.

14. Atividades de Comparação de Números

Realize atividades onde os alunos devem comparar números, utilizando símbolos de maior, menor e igual. Essa prática ajuda a desenvolver a habilidade EF01MA14, que envolve a comparação de quantidades e números.

15. Criação de Problemas Matemáticos

Peça aos alunos que criem seus próprios problemas matemáticos envolvendo números. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a aplicação prática dos números, alinhando-se à habilidade EF01MA15, que trata da resolução de problemas matemáticos.