15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre música popular brasileira

1. Análise de Letras de Músicas

Uma atividade que envolve a análise de letras de músicas populares brasileiras, como “Aquarela” de Toquinho ou “Garota de Ipanema” de Tom Jobim. Os alunos devem identificar os temas abordados, as figuras de linguagem e o contexto histórico das canções. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC de reconhecer e interpretar diferentes gêneros textuais (EF15LP01).

2. Criação de Paródias

Os alunos podem criar paródias de músicas conhecidas, utilizando a melodia de uma canção popular brasileira e alterando a letra para abordar temas do cotidiano escolar. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de escrita, alinhando-se à BNCC na produção de textos (EF15LP02).

3. Pesquisa sobre Artistas Brasileiros

Os alunos realizam uma pesquisa sobre um artista ou banda da música popular brasileira, apresentando informações sobre sua trajetória, estilo musical e impacto cultural. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade de pesquisa e apresentação de informações (EF15LP03).

4. Roda de Conversa sobre Música e Cultura

Promover uma roda de conversa onde os alunos compartilham suas músicas brasileiras favoritas e discutem como essas canções refletem a cultura e a sociedade. Essa atividade estimula a oralidade e o respeito à diversidade cultural, conforme a BNCC (EF15LP04).

5. Criação de um Playlist Temática

Os alunos podem criar uma playlist com músicas brasileiras que abordem um tema específico, como amor, natureza ou resistência. Em seguida, devem justificar suas escolhas e apresentar a playlist para a turma, desenvolvendo habilidades de curadoria e argumentação (EF15LP05).

6. Estudo de Ritmos Brasileiros

Uma atividade que envolve a pesquisa e a prática de diferentes ritmos da música popular brasileira, como samba, bossa nova e forró. Os alunos podem aprender sobre a origem de cada ritmo e até mesmo experimentar dançar ou tocar instrumentos, alinhando-se à habilidade de apreciação musical (EF15AR01).

7. Composição de Música em Grupo

Os alunos se organizam em grupos para compor uma música original, utilizando elementos da música popular brasileira. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade, além de desenvolver habilidades de composição musical (EF15AR02).

8. Análise de Videoclipes

Assistir e analisar videoclipes de músicas populares brasileiras, discutindo como a estética visual complementa a mensagem da canção. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade de interpretação de diferentes linguagens (EF15AR03).

9. Apresentação de Danças Típicas

Os alunos podem pesquisar e apresentar danças típicas associadas a diferentes estilos musicais brasileiros, como o frevo e o axé. Essa atividade promove a valorização da cultura brasileira e o desenvolvimento de habilidades corporais (EF15AR04).

10. Debate sobre a Influência da Música na Sociedade

Organizar um debate sobre como a música popular brasileira influencia a sociedade e a política, abordando temas como resistência e identidade cultural. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação, conforme as diretrizes da BNCC (EF15LP06).