15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre música ensino fundamental

1. Criação de Instrumentos Musicais com Materiais Recicláveis

Os alunos podem criar seus próprios instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET, latas e papelão. Essa atividade estimula a criatividade e o entendimento sobre os sons que diferentes materiais podem produzir. Habilidade BNCC: (EF15AR01) – Explorar e criar diferentes sons e ritmos.

2. Análise de Letras de Músicas

Os alunos devem escolher uma música de sua preferência e analisar a letra, identificando temas, emoções e mensagens. Essa atividade promove a interpretação de texto e a reflexão crítica. Habilidade BNCC: (EF15LP02) – Analisar e interpretar letras de músicas, relacionando-as a contextos sociais e culturais.

3. Dança e Movimento com Música

Promover uma aula de dança onde os alunos possam se expressar através do movimento, utilizando diferentes estilos musicais. Essa atividade ajuda no desenvolvimento motor e na percepção rítmica. Habilidade BNCC: (EF15AR02) – Participar de atividades de dança, explorando diferentes ritmos e estilos.

4. Composição de Canções

Os alunos podem trabalhar em grupos para compor uma canção original, escolhendo um tema e criando a melodia e a letra. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade. Habilidade BNCC: (EF15AR03) – Criar e interpretar composições musicais, utilizando diferentes linguagens e formas de expressão.

5. Estudo de Gêneros Musicais

Os alunos devem pesquisar e apresentar diferentes gêneros musicais, como samba, rock, MPB, entre outros. Essa atividade promove o conhecimento cultural e a diversidade musical. Habilidade BNCC: (EF15AR04) – Conhecer e respeitar diferentes gêneros e estilos musicais, reconhecendo sua importância cultural.

6. Jogos Musicais

Realizar jogos que envolvam música, como “a dança das cadeiras” ou “stop musical”, que ajudam a desenvolver a percepção auditiva e a socialização entre os alunos. Habilidade BNCC: (EF15AR05) – Participar de jogos e brincadeiras musicais, desenvolvendo habilidades sociais e motoras.

7. Criação de um Podcast Musical

Os alunos podem criar um podcast onde discutem suas músicas favoritas, artistas e o impacto da música em suas vidas. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e tecnologia. Habilidade BNCC: (EF15LP03) – Produzir e compartilhar conteúdos em diferentes formatos, utilizando tecnologias digitais.

8. Estudo de Compositores Brasileiros

Os alunos devem pesquisar sobre compositores brasileiros importantes, como Tom Jobim e Elis Regina, e apresentar suas contribuições para a música. Essa atividade valoriza a cultura nacional. Habilidade BNCC: (EF15AR06) – Reconhecer e valorizar a produção musical brasileira e suas influências.

9. Música e História

Os alunos podem investigar como a música refletiu e influenciou eventos históricos, como a Ditadura Militar no Brasil. Essa atividade promove a interdisciplinaridade entre música e história. Habilidade BNCC: (EF15HI01) – Analisar a relação entre música e contextos históricos, compreendendo suas interações.

10. Apresentação Musical

Os alunos podem organizar uma apresentação musical, onde cada grupo apresenta uma música que estudou ou compôs. Essa atividade desenvolve a autoconfiança e a habilidade de trabalhar em equipe. Habilidade BNCC: (EF15AR07) – Participar de apresentações artísticas, expressando-se com segurança e criatividade.