15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre museu

1. Visita Virtual a Museus

Utilize recursos digitais para realizar uma visita virtual a museus renomados, como o Museu do Louvre ou o Museu de História Natural. Os alunos podem explorar as exposições e discutir as obras de arte, relacionando-as com o conteúdo estudado em sala de aula. Habilidade BNCC: (EF15AR01) – Analisar e interpretar obras de arte e suas funções sociais.

2. Criação de um Museu da Escola

Os alunos podem coletar objetos que representem a história da escola e criar um “Museu da Escola”. Cada aluno pode apresentar um objeto, explicando sua importância e contexto. Habilidade BNCC: (EF15HI01) – Identificar e valorizar a história local e suas manifestações culturais.

3. Jogo de Adivinhação de Obras de Arte

Organize um jogo de adivinhação onde os alunos devem identificar obras de arte a partir de pistas dadas. Isso pode incluir informações sobre o artista, o período histórico e o estilo. Habilidade BNCC: (EF15AR02) – Reconhecer e valorizar diferentes estilos artísticos e suas características.

4. Debate sobre a Importância dos Museus

Promova um debate em sala de aula sobre a importância dos museus na preservação da cultura e da história. Os alunos podem pesquisar diferentes tipos de museus e apresentar suas conclusões. Habilidade BNCC: (EF15HI02) – Discutir a importância da preservação do patrimônio cultural.

5. Criação de uma Exposição Temática

Os alunos podem escolher um tema relevante e criar uma exposição com cartazes, objetos e textos explicativos. A exposição pode ser aberta para a comunidade escolar. Habilidade BNCC: (EF15AR03) – Produzir e apresentar trabalhos artísticos em diferentes linguagens.

6. Entrevista com um Curador de Museu

Organize uma entrevista com um curador de museu, onde os alunos podem fazer perguntas sobre o trabalho e a importância dos museus. Isso pode ser feito presencialmente ou por videoconferência. Habilidade BNCC: (EF15HI03) – Compreender a função dos profissionais que atuam na preservação do patrimônio cultural.

7. Criação de um Diário de Visita ao Museu

Após uma visita a um museu, os alunos podem criar um diário de visita, registrando suas impressões, aprendizados e reflexões sobre as obras e exposições. Habilidade BNCC: (EF15AR04) – Relatar experiências artísticas e culturais de forma crítica.

8. Oficina de Artes Inspirada em Obras de Museu

Realize uma oficina de artes onde os alunos possam criar suas próprias obras inspiradas em artistas ou movimentos artísticos que conheceram em visitas a museus. Habilidade BNCC: (EF15AR05) – Experimentar diferentes técnicas e materiais artísticos.

9. Mapa dos Museus da Cidade

Os alunos podem criar um mapa interativo dos museus da cidade, incluindo informações sobre cada um, como horários de funcionamento e exposições em cartaz. Habilidade BNCC: (EF15GE01) – Localizar e identificar espaços culturais e suas funções na cidade.

10. Projeto de Pesquisa sobre um Museu

Os alunos podem escolher um museu específico para realizar um projeto de pesquisa, abordando sua história, acervo e impacto na sociedade. O projeto pode ser apresentado em formato de painel ou apresentação oral. Habilidade BNCC: (EF15HI04) – Realizar pesquisas sobre a história e a cultura local.

11. Criação de um Podcast sobre Museus

Os alunos podem produzir um podcast onde discutem suas experiências em museus, entrevistam colegas e compartilham informações sobre exposições. Habilidade BNCC: (EF15AR06) – Utilizar diferentes mídias para comunicar ideias e experiências.

12. Análise de Obras de Arte em Grupo

Divida a turma em grupos e atribua a cada um uma obra de arte para analisar. Os grupos devem apresentar suas análises, discutindo aspectos como técnica, contexto histórico e significado. Habilidade BNCC: (EF15AR07) – Analisar e interpretar obras de arte em grupo.

13. Criação de um Blog sobre Museus

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas experiências em museus, escrevem resenhas de exposições e discutem temas relacionados à arte e cultura. Habilidade BNCC: (EF15AR08) – Produzir textos em diferentes formatos e gêneros.

14. Visita a um Museu Local

Organize uma visita a um museu local, onde os alunos possam aprender sobre a história e cultura da região. Após a visita, promova uma discussão sobre o que aprenderam. Habilidade BNCC: (EF15HI05) – Reconhecer a importância do patrimônio cultural local.

15. Criação de um Vídeo sobre a Visita ao Museu

Os alunos podem gravar um vídeo documentando sua visita a um museu, incluindo entrevistas com colegas e comentários sobre as obras. O vídeo pode ser compartilhado com a comunidade escolar. Habilidade BNCC: (EF15AR09) – Produzir vídeos que expressem experiências e reflexões.